Corpo de Bombeiros realiza operação para identificar irregularidades em comércios do estado

A operação tem como intuito garantir se itens de segurança estão regulares

O Corpo de Bombeiros realiza, na manhã desta sexta-feira (4), mais uma fase da Operação Alerta Vermelho em todo o estado. A ação tem como objetivo vistoriar postos de combustíveis.

Segundo os militares, estão sendo investigados se os estabelecimentos cumprem medidas de segurança contra incêndio e pânico. O alvo desta fase são os postos de abastecimento e serviço.

Ainda de acordo com os bombeiros, a ação visa estimular a cultura de prevenção e autoproteção. As empresas que apresentarem irregularidades poderão ser advertidas ou até multadas.

Mais de 500 militares participam das vistorias, distribuídos por Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s) de cada região do estado. Durante a operação, serão verificados itens importantes como: o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação de emergência, extintores, instalações elétricas, e outros elementos indispensáveis à regularização das edificações.

Em 2019, mais de 8.000 estabelecimentos foram vistoriados

No ano passado foram realizadas seis etapas da Operação Alerta Vermelho com 8.509 vistorias em estabelecimentos de todas as regiões de Minas Gerais. Deste montante, 3.308 estabelecimentos estavam regulares e 5.320 apresentavam falhas ou estavam irregulares. Estiveram envolvidas 1.200 equipes, com cerca de 3.500 militares. Entre os tipos de edificação, foram vistoriados hospitais e clínicas, edificações de baixo risco, escolas e pré-escolas, hotéis e assemelhados, postos e centrais de distribuição, além de presídios e centros socioeducativos.

 

 

 

Pesquisar