Cresce o número de ouvintes de podcasts no Brasil; rádios aderem tendência

Existem pelo menos dois mil podcasts ativos no país, conforme dados da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod). A entidade destaca que conteúdos ativos são aqueles que são exibidos pelo menos semanalmente e podem ser acessados em diferentes plataformas.

O estudo, realizado em parceria com a Ibope Inteligência, revelou também que 40% dos usuários da internet no país já escutaram pelo menos uma vez algum podcast. A pesquisa também mostrou que o público deste tipo de conteúdo é escolarizado e possui renda superior à média da população.

Além disso, a análise apontou que os ouvintes de programas deste tipo preferem conteúdos com no máximo 15 minutos, e que 75% escuta pelo smartphone.

Este mercado, que está crescendo no Brasil, está atraindo diversas empresas do país. Muitas criam minisséries sobre temas diversos e aproveitam para deixar seu nome em evidência.

Um dos podcasts mais ouvidos é o Mamilos, produzido pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis, que conta com mais de 170 mil acessos semanais. Os programas discutem diversos temas como feminismo, sexo, assédio e maternidade. Para deixar o conteúdo mais interessante são convidadas pessoas que possuem pensamentos diferentes sobre os temas, o que faz com que o programa seja mais atraente.

No Brasil, as plataformas mais usadas para escutar podcasts são Spotify e Deezer. Sendo que entre 2017 e 2018, de acordo com o Spotify, a quantidade de ouvintes de podcasts no mundo cresceu 330%. O estudo podcast Ibope 2019 mostrou que 32% dos usuários do Spotify utilizam a plataforma para ouvir podcasts.

Rádios aderem podcasts  

Devido ao crescimento de plataformas de streaming muitas rádios começaram a aderir à tendência dos podcasts, porém divulgam o material em seu próprio site ou durante a programação. No Brasil, a CBN, em seu próprio site, divulga conteúdos deste tipo sobre diversos assuntos, entre eles, política, transformação digital, alimentação saudável e esporte. Outra emissora é a Rádio Mix, que também divulga em seu portal podcasts sobre temas variados.

Por causa da expansão do conteúdo, muitas empresas têm procurado novas formas de divulgar seu negócio, e o rádio tem sido uma ótima oportunidade. O motivo é que o veículo, além do áudio, esta presente nas principais redes sociais, abrindo o leque para que o anunciante possa ser visto por diferentes potenciais clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar