Crimes de estelionato crescem em Uberlândia; idosos são as principais vítimas

A Polícia Civil revelou que pelo menos dez pessoas foram vítimas de estelionato por dia, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Os dados são dos casos registrados neste ano. Por outro lado, o número de notificações de crimes violentos apresentou queda.

No ano passado, aproximadamente 2,8 mil crimes de estelionato foram registrados no município, sendo em média 7,6 ocorrências diariamente. Já neste ano, o golpe tem feito pelo menos dez vítimas por dia.

Segundo o delegado regional Luciano Alves dos Santos, neste tipo de crime, a maioria das vítimas não consegue recuperar o dinheiro. Por isso, ele explica que é importante checar as informações e desconfiar de propostas muito vantajosas. Em caso de dúvidas, o delegado orienta que o consumidor não concretize a transação.

O golpe do processo judicial é um dos estelionatos mais comuns. O criminoso finge ser advogado e envia correspondências para as vítimas, que muitas vezes são idosos, e dizem que elas possuem dinheiro para receber de algum processo judicial. Porém, para liberar o dinheiro, elas têm que pagar uma taxa.

Estas cartas, normalmente, possuem até assinatura eletrônica. Neste caso, o idoso deve procurar auxílio, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou alguém da família, para verificar se aquela informação é verdadeira.

Pesquisar