Emissoras de rádio lançam campanha “Quarentena do Bem” para ajudar pequenos empresários

Devido à pandemia de coronavírus muitos estabelecimentos tiveram que fechar as portas e alinhar estratégias para não encerrar completamente os trabalhos. Pensando em uma forma de ajudar, as rádios 98 FM e CDL BH, ambas de Belo Horizonte, lançaram a campanha “Quarentena do Bem”, que tem como intuito divulgar empresas de pequenos empresários gratuitamente.

Segundo o diretor da rádio 98 FM, Rodrigo Carneiro, os pequenos empresários sofreram um impacto muito grande após o anúncio da pandemia e, consequentemente, do fechamento das lojas. “Eles vivem deste faturamento diário e que nem sempre a conta fecha. Ao observar que vários pequenos negócios estavam se reinventando para conseguir atender ao seu cliente em casa, percebi que se déssemos um incentivo maior oferecendo a nossa mídia de graça, eles poderiam se manter durante este período tão difícil”.

A campanha acontece durante todo o período da quarentena e os 30 dias seguintes. “Dando um fôlego a mais para este seguimento se recuperar de suas perdas”, ressalta Carneiro. A ação tem como foco os pequenos empresários e “a escolha leva em consideração o mix de oferta, as regiões atendidas e a qualidade do produto”. Para participar é só enviar um email para [email protected].

A “Quarentena do Bem”, que teve início nesta quinta-feira (26), recebeu somente nas primeiras 3 horas de divulgação mais de 700 emails de empresas interessadas em participar. “Temos um time de 5 pessoas que filtram, validam e escolhem estas empresas. Todos estão trabalhando de forma remota de suas casas e se voluntariaram para fazer este serviço”, explica Carneiro.

Referente a possibilidade de obter clientes com a campanha, o diretor da 98 FM explica que não é este o objetivo. Porém, Carneiro destaca que pode usar o formato do serviço para aumentar o leque de clientes que não possuem condições de pagar por outros serviços oferecidos.  “Para atender a esta demanda gigante, precisei inventar um novo formato de spot. Ele tem em media 1 minuto e meio de duração com a divulgação de até 6 empresas em um break exclusivo. Conectamos este spot  a nossa rede social onde descrevemos melhor o produto ou serviço do cliente. No futuro, iremos avaliar a viabilidade deste formato para incluí-lo em nosso Mídia kit. O valor seria consideravelmente menor e poderia abrir espaço para estes pequenos empresários no futuro. Mas reitero, não é este o nosso foco agora”.

“Acredito que toda crise deixa um enorme aprendizado”

Com o fechamento das empresas e a dificuldade por elas enfrentadas, muitos veículos de comunicação também têm passado por problemas financeiros.  “Nós também estamos enfrentando uma enorme dificuldade, mas não podemos deixar que estes problemas nos ceguem ao ponto de esquecer que podemos ajudar uns aos outros, principalmente os que estão sendo mais afetados e acabam sendo esquecidos. A crise vai passar e precisamos sair todos juntos do outro lado. Não é o momento de egoísmo e sim de solidariedade”, afirma Carneiro.

Pesquisar