Exército, Corpo de Bombeiros e Governo de Minas iniciam capacitação de agentes para atuar na desinfecção de áreas de aglomerações de pessoas

O Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros e o Governo de Minas iniciaram, nessa terça-feira (7), a capacitação de profissionais para atuar na desinfecção de áreas de aglomerações de pessoas. Ao todo, 80 profissionais que foram indicados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) serão preparados.

Os agentes pertencem a diversas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs). Segundo o Corpo de Bombeiros, “eles serão capacitados com o objetivo de preparar os órgãos municipais para a desinfecção de ambientes onde circulam uma grande quantidade de pessoas”.

O treinamento terá duração de três dias e será realizado no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro, em Belo Horizonte. A medida faz parte da ação de controle à pandemia de coronavírus.

A capacitação está sendo ministrada por militares que atuam na Seção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro e bombeiros militares do Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN).

Desta forma, os profissionais aprenderão sobre os riscos de contaminação do coronavírus e a importância de desinfecção das áreas públicas para evitar a disseminação do vírus. Eles também serão orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos e a forma adequada de utilizá-los.

Durante o treinamento, os agentes também entenderão sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Eles aprenderão como colocar e retirar os equipamentos e o descarte correto. De acordo com os bombeiros, “a expectativa é que repassem as orientações aos municípios de origem para que o esforço se multiplique em todo o estado”.

Pesquisar