Federaminas apoia isolamento vertical e protocola pedido junto ao Governo de Minas para retomada do comércio

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) se manifestou, na noite dessa quinta-feira (26), a favor da reabertura do comércio no estado.

No dia 11 de março deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia. Desde então, diversas ações estão sendo tomadas em todo o Brasil para evitar a disseminação da doença, que cresce consideravelmente no país.

 Em nota, a Federaminas destacou que é a favor do isolamento vertical para que o comércio volte a funcionar. “É necessário se organizar para a reabertura do comércio, adotando o isolamento vertical que mantém isoladas as pessoas idosas e grupo de risco. No entanto, salientamos que é preciso levar em consideração e respeitar as leis recém-publicadas que estão regulamentando o funcionamento do comércio em cada município”.

Além disso, a instituição protocolou junto ao Governo de Minas pedido de flexibilização das restrições para que os estabelecimentos voltem a funcionar.

“Comerciantes e empresários vinham enfrentando grandes dificuldades devido a uma crise econômica anterior a essa, que se agravou agora, com a pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo, estamos cientes de que é preciso preservar e cuidar das pessoas, da nossa família, dos nossos colaboradores, dos nossos clientes”, diz o texto.

A Federaminas também explica que “se manifesta favoravelmente à reabertura do comércio, desde que sejam tomadas todas as precauções para se preservar a saúde dos colaboradores e dos clientes de acordo com as recomendações da OMS, sobretudo evitando a aglomeração de pessoas”.

Valmir Rodrigues da Silva, presidente da Federaminas. Foto: Ricardo Lacerda/Federaminas

Confira a nota na integra:

COMUNICADO URGENTE

 

FEDERAMINAS SE POSICIONA A FAVOR

DA REABERTURA DO COMÉRCIO

 

Às Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais,

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) como uma pandemia, em 11 de março, a FEDERAMINAS tem acompanhado com atenção o desdobramento dos fatos.

De lá para cá, tivemos a suspensão das aulas em escolas e faculdades, o fechamento do comércio, exceto os considerados essenciais, e medidas de isolamento social com o objetivo de preservar a saúde e a vida das pessoas.

Tais medidas, tomadas pelos governos nas esferas federal, estadual e municipal, têm impactado de forma negativa em nossa economia. E isso tem sido motivo de enorme preocupação para toda a diretoria da FEDERAMINAS.

Comerciantes e empresários vinham enfrentando grandes dificuldades devido a uma crise econômica anterior a essa, que se agravou agora, com a pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo, estamos cientes de que é preciso preservar e cuidar das pessoas, da nossa família, dos nossos colaboradores, dos nossos clientes.

Portanto, entendemos que o momento é de extrema cautela. A reabertura do comércio exige de todos nós uma série de cuidados para que o coronavírus não se dissemine de forma descontrolada e se torne um grande e grave risco para toda a sociedade.

Em contrapartida, a FEDERAMINAS entende que é necessário se organizar para a reabertura do comércio, adotando o isolamento vertical que mantém isoladas as pessoas idosas e grupo de risco. No entanto, salientamos que é preciso levar em consideração e respeitar as leis recém-publicadas que estão regulamentando o funcionamento do comércio em cada município.

Além disso, a FEDERAMINAS protocolou junto ao Governo de Minas o pedido para flexibilizar as restrições atribuídas às atividades comerciais em todo o Estado, permitindo a retomada dos negócios.

Em todo caso, a FEDERAMINAS se manifesta favoravelmente à reabertura do comércio, desde que sejam tomadas todas as precauções para se preservar a saúde dos colaboradores e dos clientes de acordo com as recomendações da OMS, sobretudo evitando a aglomeração de pessoas.

Reiteramos o nosso total e irrestrito apoio às Associações Comerciais e Empresariais neste momento. Juntos, numa união de forças, vamos superar esta fase difícil.

 Um cordial e fraterno abraço,

 

Valmir Rodrigues

Presidente da FEDERAMINAS

 

 

Anexos para downloads:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: