Iphan aprova construção de estações para locomotiva na Serra da Piedade

A Serra da Piedade, em Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte, terá uma locomotiva. O local recebe diariamente pelo menos 500 mil visitantes de vários locais do mundo.

A construção de estação de embarque e desembarque na Praça Antônio da Silva Bracarena foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan). O local fica próximo a duas basílicas e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira do Estado, que foi esculpida por Aleijadinho (1738 – 1814).

Fiéis receberam a notícia da implantação da locomotiva, que terá pneus e será movida a diesel, perto da celebração do jubileu de Nossa Senhora da Piedade. Nesta quinta-feira (15), o local deve receber aproximadamente 10 mil pessoas durante a 24ª Peregrinação da Juventude.

Croqui da estação de embarque e desembarque. Foto: Arquidiocese de BH

A disponibilização do veículo tem como objetivo dar mais conforto aos visitantes, assim como “fluidez no trânsito, além de contribuir para a preservação e defesa do meio ambiente, e a conservação do acervo histórico e cultural do Santuário da Padroeira de Minas”.

Também, durante todo o trajeto, os visitantes poderão contemplar a riqueza natural do santuário ecológico situado a 1.746 metros de altitude.

Há dois anos no papel, por causa de ajustes, o projeto foi aprovado pela superintendência do Iphan. O patrimônio natural, tombado pelo Instituto, possui reconhecimento integral dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, título recebido em 2015 e ampliado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Quem visitar o local de ônibus, carro ou van poderá pegar a locomotiva, que terá cinco vagões, até às basílicas. O veículo ainda não possui data para começar a operar.

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: