“O mundo busca por personalidade criativa e comunicação sincera sem oportunismo”, afirma Robson Ferri sobre atual cenário

A pandemia de coronavírus foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março deste ano. Desde então, diversas cidades do país e do mundo tiveram que estabelecer medidas para evitar a disseminação do vírus.

Muitas empresas e produtos passaram por adaptações. Alguns negócios tiveram que implantar medidas sanitárias, outros fecharam as portas e estão trabalhando em casa, on-line e com delivery (entrega em domicílio).

Para permanecer no mercado e enfrentar o período difícil, diversas empresas têm atuado com criatividade. O Mercado Livre e o McDonald’s, por exemplo, adaptaram até as suas identidades visuais com o intuito de mostrar a importância do isolamento social. Para Robson Ferri, SEO da Agência RF, as duas ações possuem “similaridade”, porém obtiveram resultados diferentes.

“No caso do McDonald’s, quando iniciou a campanha com o “M” separado, gerou imediatamente uma onda de rejeição pelo mundo e até mesmo do senador Bernie Sanders, então candidato à presidência dos EUA, que tuitou dizendo que o McDonald’s deveria pagar licença médica aos seus funcionários norte-americanos. A campanha foi prontamente retirada do ar, no mundo todo,” explicou.

O resultado foi totalmente diferente do conquistado pelo Mercado Livre. “A lição que tiramos é que ninguém está isento de falhas de estratégia”, afirma Ferri, que ainda esclarece que a estratégia de uma empresa nem sempre se aplica a outra. “O mundo busca por personalidade criativa e comunicação sincera sem oportunismo”, disse.

Robson Ferri, CEO da RF Agência. Foto: reprodução

Impactos nos veículos de comunicação

Muitos veículos de comunicação têm sofrido com os impactos causados pela pandemia, já que eles perderam anunciantes devido ao fechamento de estabelecimentos. Ferri destaca que, neste período, cada empresa tem o poder de escolher como reagir diante da situação.

“No meio do caos, todos se movimentam. Uns para correr para longe, outros correndo em círculo sem saber como reagir, e outros tomando iniciativas de como ajudar as pessoas a se salvarem. Existe oportunidade neste caos. De repente a empresa do lado daquela que está vivendo intensamente a catástrofe esteja inclinada em aplicar mais estratégia pode ser a sua melhor parceira. O mundo não vai acabar, mas isso não garante a continuidade para alguns negócios”.

De acordo com o SEO, diversas estratégias podem ser usadas para sobrevivência de algumas empresas. “Estar aberto para novos formatos em apoiar o parceiro e até mesmo incentivá-lo fora do formato tradicional de negócio, pode ajudá-lo e criar um senso de gratidão que pode ser retribuído no mundo pós caos. Esta é a hora de abraçar o parceiro para criar uma boa rota para sair do incêndio. Recompensas, só depois”.

Em Minas Gerais, diversas emissoras como as rádio 98 FM e CDL, de Belo Horizonte, rádio 98 FM de Teófilo Otoni, rádio Itatiaia Sul de Minas, rádio Minas FM de Divinópolis, e rádio Nova FM de Itabira, iniciaram campanha no final de março para divulgar gratuitamente serviços e produtos de pequenos e médios empresários da região. Para Ferri, a ação cria proximidade entre emissoras e empresários. “Com esta iniciativa cria-se um ambiente de solidariedade e consequentemente este “capital” será recompensado no primeiro momento de normalidade. O ser humano tende a somar com aqueles que estão em todos os momentos, principalmente os de hoje em dia”.

Criatividade em época de pandemia

Ferri conta que morou em uma favela na zona norte de São Paulo e, que neste período de escassez, vivenciou uma época bastante criativa. “Cenários como estes nos deixa mais suscetível em pensar mais, buscar soluções. A cabeça passa a “pipocar” mais ideias. Faz parte do instinto de sobrevivência do ser humano. Se adaptar e sair da zona de conforto demanda isso, energia criativa”.

O SEO ainda enfatiza que o atual cenário é similar para todos os negócios.  “Na nossa empresa estamos investindo em mais conteúdo que possa apoiar o meio neste momento delicado, para justamente sairmos mais fortes desta tempestade. Trabalhar mais para preparar o terreno para boas colheitas lá na frente. É hora de adubar o solo amigo”.

Recentemente, a Agência RF disponibilizou gratuitamente um spot para as emissoras afiliadas à Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt).

 

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