Pelo menos 1 milhão de animais devem ser vacinados contra a febre aftosa no Norte de Minas, afirma IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) informou que um milhão de animais devem ser vacinados contra a febre aftosa no Norte de Minas. A 2ª etapa de vacinação começou nesta sexta-feira (1), em 86 cidades que fazem parte das regionais Montes Claros e Janaúba.  Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

A vacinação deve ser comprovada até o dia 10 de dezembro. Caso o produtor não cumpra o prazo, ele terá que pagar R$ 17,96 por cada animal. Para declarar ao IMA que o animal foi imunizado, o produtor deverá entregar uma cópia do documento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Além disso, a Secretaria de Estado de Agricultura esclarece que a vacinação é obrigatória. Se o produtor não imunizar seus animais, ele poderá ser multado em R$ 89,83 por cabeça.

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a doença pode ser transmitida por meio da saliva, sêmen, leite e fezes de animais infectados, além de objetos e ambientes contaminados. Os calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes também podem transmitir o vírus.

Os sintomas da doença são: febre alta, perda de apetite, aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. Se o animal apresentar estes sintomas, é necessário que o produtor comunique imediatamente o IMA.

Minas Gerais possui o segundo maior rebanho do país com pelo menos 23 milhões de animais.

 

Pesquisar