Pesquisa revela que ouvintes permanecem ouvindo rádio da mesma forma ou mais que antes do isolamento social

Nos momentos de crise, a audiência nos veículos de comunicação cresce exponencialmente. Diante de tantas notícias falsas circulando na internet, a população busca por informações confiáveis, além de entretenimento, principalmente no rádio e na televisão.

O primeiro estudo “Especial Rádio” feito pela Kantar Ibope Media, com base em dados coletados nos primeiros dias de abril, revelou que a população permanece ouvindo rádio da mesma forma que antes da pandemia de coronavírus ou até mais.

A pesquisa mostrou que 77% das pessoas escutaram rádio no início deste mês, sendo que 71% afirmaram que escutaram com a mesma intensidade ou até mais após o isolamento. O diagnóstico apontou que 20% dos respondentes ouviram muito mais rádio após esta medida.

Os dados indicam que 59% aderiram às medidas de isolamento, 24% exercem suas atividades em casa (trabalho ou estudo) e 35% pararam de exercer suas atividades.

A quantidade de minutos ouvidos por dia permanece quase que inalterada. Nos primeiros dias de abril foram escutados 4h10, em março 4h18 e fevereiro 4h02. O estudo considerou também que 52% das pessoas escutam o rádio para ouvir música, 50% para se entreter e distrair, 43% para se informar sobre acontecimentos recentes, 23% para se informar sobre a Covid-19, 10% porque tem mais tempo livre e 5% por outros motivos.

Após as medidas de isolamento, o consumo de rádio ocorreu principalmente por meio de três plataformas, sendo Dial AM/FM (84%), Internet (19%) e Youtube (12%).

Divulgação/Kantar Ibope Media

Segundo semestre de 2019

No segundo semestre do ano passado, uma pesquisa feita pela Kantar revelou que 84% dos ouvintes acompanharam rádio pelo aparelho comum, 21% pelo celular, 3% pelo computador e 5% em outros equipamentos.

Sobre o motivo que cada ouvinte acompanhou o rádio, a análise apontou que a população é bem dividida, sendo que 54% usaram o veículo para se informar e 51% para se entreter.

Música apareceu no topo da lista com 92%, seguido por notícias com 72%, entrevistas/programas falados com 17% e esportes com 13%. Dos que responderam música, 61% afirmaram que as melodias desempenham papel importante em suas vidas.

Os ritmos mais aclamados pelos ouvintes são sertanejo, pop nacional/internacional, pagode, gospel e pop/rock. Não é atoa que as lives realizadas por cantores sertanejos, como Marília Mendonça e Gustavo Lima, são as que mais fizeram sucesso nas redes sociais durante o isolamento social.

 

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