Prefeitura de Extrema investe R$ 1,3 milhão na compra de testes para estudo sobre avanço da Covid-19

Os testes vão ser aplicados em 20% da população do município

A Prefeitura de Extrema, no Sul de Minas, investiu R$ 1,3 milhão para a compra de pelo menos 10 mil testes para diagnóstico da Covid-19. A intenção é que os testes sejam aplicados em moradores da cidade ainda na primeira quinzena deste mês.

O objetivo é que a Secretaria de Saúde obtenha dados sobre o avanço do vírus no município, como a estimativa de moradores com anticorpo e a evolução dos casos.

Segundo a prefeitura, 20% da população serão testadas, sendo 5.751 homens e 4.899 mulheres. A aplicação será feita em pessoas com idades entre 12 e 35 anos, 36 e 59 anos e acima de 60 anos.

Para iniciar o estudo, duas equipes de Saúde, devidamente identificadas, vão visitar 12 bairros da cidade. Uma delas vai obter dados de moradores, por meio de um questionário, coletando informações sobre uso de máscara e álcool em gel. Outra equipe ficará responsável pela aplicação dos testes.

Os moradores vão assinar um termo de consentimento e também vão receber uma cartilha com orientações sobre o novo coronavírus.

Os dados só serão divulgados após conclusão do estudo.

Pesquisar