PRF apreende quase 1.500 jabutis e oito pássaros da espécie cardeal na BR-116, em Leopoldina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 1.459 jabutis, nove calopsitas e oito pássaros da espécie cardeal, ainda com vida, durante abordagem nessa segunda-feira (20) na BR-116 em Leopoldina, na Zona da Mata.

Os policiais deram ordem de parada para um veículo de passeio com três ocupantes, vindos do estado da Bahia. Durante a abordagem, foram encontrados jabutis sendo transportados em sacos de linhagem fechados.

Os pássaros, sendo eles nove calopsitas e oito cardeais, estavam sendo transportados em uma única gaiola de madeira. Uma das aves e 45 jabutis já estavam mortos quando foram encontradas pela PRF.

Em seguida, a PRFfez contato com a Polícia Ambiental Militar de Minas Gerais e equipe da Unidade Técnica do IBAMA de Juiz de Fora, que auxiliaram na identificação, contagem e destino dos animais.

Os jabutis e os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora.

Segundo a PRF, cada filhote de jabuti chega a ser vendido no mercado ilegal pela internet por aproximadamente R$600, além do frete. Com isso, os animais resgatados pela PRF poderiam gerar pelo menos R$ 860 mil para os autores.

No último o sábado (18), o trio também foi abordado em Jequié, na Bahia. Na ocasião, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) devido aos crimes de apanhar ou vender animais da fauna silvestre.

No registro dessa segunda, foi feito um Boletim de Ocorrência (BO) e os criminosos vão responder, além dos crimes de apanhar e vender, pelos de maus-tratos aos animais.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Leopoldina.

Imagens: PRF/MG

Pesquisar