TSE divulga prazos para justificar voto no 1º e 2º turno

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título

Eleitores têm até 14 de janeiro para justificar ausência no 1º turno. Para apresentar o motivo do não comparecimento é preciso fazer acessar o aplicativo e-Título. Quem não tiver acesso à internet ou smartphone, pode ir em qualquer seção eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para os eleitores faltantes no 2º turno, o prazo é até 28 de janeiro.

Além disso, quem não votou nesta eleição pode justificar em postos da Justiça Eleitoral até 60 dias após cada turno. Se o eleitor não estiver no Brasil, ele tem que comparecer ao país em até 30 dias contados a partir da data de retorno.

Quem não justificar a ausência, deverá pagar multa para que a situação seja regularizada. Dentre as consequências para os eleitores que não normalizarem a situação, estão o impedimento de tirar ou renovar passaporte e a prestação de concurso público.

Além disso, pode ter a inscrição cancelada, eleitores que não votaram em três eleições seguidas, não justificarem e nem pagarem a multa.

A medida vale apenas para eleitores que têm a obrigatoriedade de votar, ou seja, aqueles que são maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

 

Anexos para downloads:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: