UFMG recebe inscrições de voluntários para aplicação de vacina contra a Covid-19

Para participar, o voluntário precisará preencher formulário online disponível no site da UFMG

Na próxima semana, a faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai começar a aplicar em voluntários a vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, conhecida como Ad26.COV2.S. Até duas mil pessoas poderão se voluntariar.

O estudo faz parte da fase 3 da vacina candidata da Johnson & Johnson. Nas etapas anteriores, foi assegurada a segurança e a capacidade de gerar respostas em voluntários sadios.

Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos de idade, disponibilidade para comparecer ao Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, e preencher formulário disponível no site da instituição. Segundo a UFMG, “haverá divisão por grupos, de acordo com as etapas da pesquisa”. Além disso, não precisa ser profissional da saúde para se voluntariar.

Inicialmente, a vacina vai ser aplicada em pessoas sem nenhum tipo de doença, em grupos com menos ou mais de 60 anos. Depois de constatada a segurança do produto, haverá a segunda etapa com a testagem em pessoas da mesma faixa etária, sendo do grupo de 18 a 60 anos e do grupo com mais de 60 anos, porém com alguma comorbidade (obesidade, problemas cardíacos, hipertensão arterial, entre outras).

Conforme resultados dos primeiros testes, uma única dose da vacina é suficiente.

Vale lembrar que essa é a primeira avaliação que a UFMG participa como centro colaborador da rede internacional para a testagem de vacina.

Duplo cego

O estudo vai ser duplo-cego, ou seja, alguns pacientes vão receber a vacina e outros um placebo. Além disso, nem os voluntários e nem os investigadores saberão o que cada um recebeu.

Segundo a instituição, todos os pacientes vão ser acompanhados por 24 meses e, após a confirmação da eficácia da vacina, os voluntários que tomaram o placebo terão prioridade para receber o imunizante.

 

Anexos para downloads:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: