Velório é cancelado após suspeita de morte por Covid-19 em Divinópolis

No último sábado (11), um velório foi suspenso na comunidade de Amadeu Lacerda em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, após suspeita de morte por Covid-19.

Segundo a Vigilância Sanitária, o homem, de 45 anos, teria morrido depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Porém, mesmo após liberação para o velório, os médicos entenderam que a morte se enquadrava como caso suspeito de coronavírus.

O caixão foi lacrado por agentes da Vigilância Sanitária e o corpo foi enterrado rapidamente. O espaço onde o velório estava sendo realizado passou por desinfecção.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o caso é considerado suspeito, mas não foi colhido material para enviar à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para confirmar a morte por Covid-19.

O paciente chegou a ser recebido na Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com princípio de infarto.

Dentro da ambulância, não havia médicos e o diagnóstico repassado foi de parada cardiorrespiratória. Todos os procedimentos de ressuscitação foram realizados na Sala Vermelha, mas o homem não resistiu e morreu.

A família do paciente informou aos profissionais do Complexo de Saúde, depois que o corpo havia sido liberado para o Serviço de Luto, que o homem estava há uma semana com febre e falta de ar, sintomas da Covid-19.

Por este motivo, o hospital pediu que o velório fosse paralisado, já que o óbito começou a ser considerado como caso suspeito de coronavírus. Apesar da causa da morte pela doença não ser confirmada, o cancelamento ocorreu como medida de precaução. Os profissionais que tiveram contato com o paciente no Complexo de Saúde foram afastados temporariamente.

Pesquisar