Vendas de comércio varejista recuam, porém alguns segmentos apresentam crescimento em MG

O segmento de artigos de uso pessoal e doméstico foi um dos que apresentou aumento 

Minas Gerais recuou 0,3% em outubro, se comparado com o mês de setembro, em relação ao volume de vendas do comércio varejista. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado havia apresentado crescimento nos cinco meses anteriores, porém devido às perdas causadas pela pandemia, o período está sendo de recuperação. Apesar disso, o acumulado do ano é positivo.

Conforme o IBGE, de janeiro a outubro, o volume de vendas do comércio varejista avançou 3,2%, se levado em consideração o mesmo período do ano passado. O acumulado dos últimos 12 meses, também obteve resultado positivo, com aumento de 3,1%. Em comparação com outubro do ano passado, o avanço foi de 12,3%.

Das 11 atividades estudadas pelo instituto, nove apresentaram crescimento em outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O segmento de artigos de uso pessoal e doméstico apresentou alta de 35,7%, seguido por eletrodomésticos com 18,2%, móveis com 16,4% e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmético com 15,5%.

Referente ao comércio varejista ampliado, o setor de motocicletas, veículos, partes e peças mostrou aumento de 3,5%. Já o de material de construção cresceu 13,5%.

 

Pesquisar