Moradora do Bairro Orozino Teixeira em Araxá vive em situação de risco devido às chuvas. Veja o vídeo

A moradora do bairro Orozino Teixeira, em Araxá, Driele Souza, está vivendo em uma situação precária devida as chuvas dos últimos dias. O córrego, conhecido como Córrego da Galinha, que fica próximo a sua casa, transbordou e água invadiu a residência, colocando toda área em situação de risco.

Souza, que é moradora do bairro há cinco anos, disse que esse problema não é de agora. “O córrego que passa no fundo da minha casa sempre transborda toda vez que chove forte, e começa a entrar na minha casa, sem contar a água que vem da rua, que também entra pra dentro da minha casa”, desabafou.

Na casa moram quatro pessoas.  Além de Driele, o marido e seus dois filhos, de um e três anos. Ela comentou a situação em que estão. “Aqui é uma área de risco. Pode desmoronar a qualquer momento, e eu não tenho para onde ir com meus filhos. Estou há quatro anos esperando uma resposta da Secretaria de Ação e Promoção Social”, contou.

A Secretaria de Ação e Promoção Social de Araxá foi procurada pelo Grupo Imbiara de Comunicação e, em nota, explicou como realiza essas ações. “A Secretaria de Ação e Promoção Social está monitorando a situação de áreas de risco em Araxá e famílias que vieram de outros estados e estão ocupando locais irregulares. De acordo com a Secretaria, não há famílias desabrigadas na cidade. No caso especifico dos moradores das margens do Córrego da Galinha, serão alocados no albergue municipal e posteriormente encaminhados para suas cidades de origem".

Responsável de Defesa Civil em Araxá, o capitão Augusto, comandante do Corpo de Bombeiros, fala sobre o trabalho de prevenção que é realizado. “A defesa funciona juntamente com alguns órgãos ligados a administração municipal, como Secretaria de Ação e Promoção Social, obras e outros setores. Nós temos o mapeamento das áreas de mais riscos com as chuvas e fazemos o alerta a esses moradores, que são avisados sobre os perigos pertinentes".

Na última reunião da Câmara Municipal, o vereador Raphael Rios enfatizou e cobrou da administração da cidade a questão das pessoas que moram nessas áreas. “A atual gestão municipal não colocou o plano de governo em prática no que diz respeito ao setor de habitação. Não construiu casas populares e não doou terrenos. Nos últimos anos, o IBGE aponta o crescimento da população, mas a cidade segue sua expansão de forma desordenada. O que essas famílias precisam é de moradia digna. Primeiro, elas não poderiam se instalar em áreas de risco, mas parece que a administração fechou os olhos para o problema que só se agrava”, pontuou o vereador.

O final de semana será de mais chuvas em Araxá. Segundo o site Climatempo existe a previsão de cerca de 26 mm de chuvas para este sábado (29).

Confira o vídeo gravado pela moradora:

 

 

 

 

Tags:
Cidade
Chuva
Araxá

Postado originalmente por: Portal Imbiara

Pesquisar