Aprenda a confeccionar uma máscara caseira

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem reforçado que a falta de equipamentos básicos, principalmente as máscaras, tem sido um grande problema no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A indústria, especialmente a chinesa, não está dando conta de abastecer a demanda mundial.

Para que a população sadia não utilize as máscaras que são mais necessárias nos hospitais, o Ministério da Saúde recomenda às pessoas confeccionar as próprias versões de pano. Não há comprovação científica de que as artesanais são eficazes na prevenção à doença, mas elas funcionam como barreiras físicas para que os indivíduos não espalhem gotículas de saliva em ambientes públicos.

 

De acordo com a pasta, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E vale sempre destacar: o equipamento é individual.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT, dentre outros, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais do rosto.

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O post Aprenda a confeccionar uma máscara caseira apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: