Anuncie
Divinópolis e Região

Artesão cria réplicas de motocicletas com latas de cerveja em São José dos Salgados

Por: Portal MPA 31/03/2018 18:00

O Sistema MPA recebeu nesta semana o artesão Jonatan Ferreira Lopes, do distrito de São José dos Salgados em Carmo do Cajuru. Ele entregou ao apresentador das rádios Nova Sertaneja e Minas, Fernandinho, uma réplica de motocicleta feita de latas de cerveja, pedaços de borracha e fios.

O artesão conversou com a reportagem e explicou que trabalha com terraplanagem e também é pedreiro. No entanto, devido as dificuldades em encontrar um emprego encontrou em alumínio e vidro, uma forma de ter uma renda extra. “Há uns dois anos vi um hippie na praça onde eu moro, fazendo uma moto de alumínio, até comprei uma dele para tirar modelo. Só que a dele era mais simples. Comprei a ideia dele porque estou desempregado e comecei a fazê-la, tanto é que ela chegou nesse patamar com rodinhas, guidão que vira, é quase uma réplica de alumínio. Fico com a sensação de estar limpando a rua. É uma coisa que é lixo para um e para mim já tem valor. Se for para vender no quilo, tenho que juntar 65 (latinhas) para ganhar R$2,50. Com oito latinhas faço uma dessas e consigo vender por até R$30 na rua”, disse Jonatan, que também faz copos, taças e abajures.

Jonatan cobrou apoio as pessoas que trabalham com artesanato. Segundo ele, ainda há preconceito com a atividade e falta incentivo do poder público em locais como São José dos Salgados. “Queria incentivar as pessoas, que não precisam estar roubando, traficando, não preciso estar dando prejuízo para os outros. Conheço muita gente no tráfico, que está ganhando muita droga, roubando e não está fazendo nada com o dinheiro. Eu quero conscientizar que a população ainda tem jeito. Basta ter um deputado que olhe pela gente, que dê valor no artesanato que a gente faz. A maioria das vezes me perguntam se aprendi na cadeia. Tem muita discriminação. Falta o apoio da prefeitura, de um órgão que olhe por nós para abrir esse espaço e a gente mostrar o nosso artesanato. Além da gente, tem outros que mexem com artesanato”, comentou.

O telefone de contato de Jonatan é (37) 99866-6456.

Clique para exibir o slide.

Postado originalmente por: Portal MPA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: