Pedro Cine Fotos
Divinópolis e Região

Campanha da Fraternidade tratará da violência

Por: Portal MPA 14/02/2018 7:00

A Campanha da Fraternidade é um ato proposto pela Igreja Católica, como reflexão no período da Quaresma e com bases para trabalho junto a outros setores sociais. A cada ano é proposto um tema, neste ano de 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, e como o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

 

Com o estudo desse tema a  CF 2018, além de mapear a violência, colocará, também, em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís, secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Para apresentar a proposta da campanha e a programação de abertura, a Diocese de Divinópolis está convocando todos os veículos de comunicação para uma Entrevista Coletiva à Imprensa, que acontecerá no dia 14 de fevereiro, às 9h, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis. Estarão presentes na Coletiva o Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e membros da equipe permanente da Campanha da Fraternidade.

 

A ação Campanha da Fraternidade tem em dua história um pequeno grupo de padres recém-ordenados, sob a coordenação de Dom Eugenio Sales, reunia-se em Natal, cada mês, para rezar e refletir sobre a Igreja e a Pastoral. Daí surgiram várias iniciativas postas em prática, com sucesso. Delas também surgiram várias conquistas que até hoje são fundamentais, como a organização sistemática dos trabalhadores em sindicatos rurais, por exemplo. A Campanha da Fraternidade, posteriormente assumida em nível nacional pela CNBB no ano de 1964.

Postado originalmente por: Portal MPA

%d blogueiros gostam disto: