Compartilhamento de Fake News contra Domingos Sávio é investigada como crime

A Polícia Civil de Divinópolis vai investigar criminalmente a publicação em rede social de uma “Fake News” contra o deputado federal Domingos Sávio (PSDB/MG). Em post no último dia 07 de abril, um usuário do Facebook, acusou o parlamentar de ter votado contra a destinação de recursos do Fundo Eleitoral para o combate ao coronavírus. A informação é falsa porque essa proposta, em nenhum momento, foi colocada para votação no Plenário da Câmara Federal.

O deputado afirmou que é totalmente favorável destinar os recursos do Fundo Eleitoral para a Saúde e lamentou o compartilhamento de informações falsas na internet. “A publicação não traduz meu posicionamento sobre o assunto, pois eu sempre me manifestei contra esse uso do dinheiro público para fins eleitorais, o que pode ser comprovado nos anais da Câmara, tendo inclusive votado contra o Projeto de Lei que criou o Fundo Eleitoral e já tendo me manifestado publicamente e em redes sociais que sou a favor de sua extinção e da transferência de seu orçamento para a Saúde”, afirmou Domingos Sávio.

A investigação contra o autor da publicação pode se estender aos usuários que compartilharam a informação falsa. Isso porque a legislação prevê punição para os autores de “Fake News” e também para aqueles que repostam a notícia falsa sem antes checar a fonte e a autenticidade da informação.

Conforme a legislação, a pena para o compartilhamento de notícias falsas na internet pode chegar a seis meses de reclusão.

 

O post Compartilhamento de Fake News contra Domingos Sávio é investigada como crime apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Pesquisar