Confira as novas regras do Minas Consciente e grande parte da região poderá liberar funcionamento de bares

O governo do Estado apresentou as novas regras para o plano Minas Consciente, para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios.  O novo protocolo, que considerou uma consulta pública com 630 contribuições, pretende adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos. Os municípios com menos de 30 mil habitantes terão um tratamento simplificado. Na microrregião de Divinópolis tem Araújos, Perdigão, São Sebastião do Oeste, Itapecerica, Cláudio, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.A intenção dos novos critérios implementados continua sendo a de preservar a vida dos mineiros

Para definir as mudanças, também foi considerado o aumento de 71,8% no número de leitos de UTI na rede pública de Saúde nos últimos três meses.  As mudanças do Minas Consciente passarão a valer no dia 6 de agosto, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgará as ondas a serem seguidas por cada microrregião.

O governador ressaltou que o novo plano foi desenvolvido para simplificar as regras, tornar os critérios mais intuitivos e contemplar as necessidades específicas dos municípios, principalmente aqueles com menos de 30 mil habitantes.  “Após três meses da criação do Minas Consciente, conseguimos saber o que funcionou melhor, o que não funcionou tão bem e o que precisava de ajustes. Fizemos uma mudança nas ondas de reabertura, passando de quatro para três. Também percebemos que as cores geravam confusão, então agora elas serão como em um semáforo de trânsito, para tornar mais intuitivo. Outro ponto que queremos salientar é que os municípios com menos de 30 mil habitantes terão um tratamento simplificado, já que não possuem transporte coletivo e têm menos tendência a aglomerações”, disse.

Uma das novidades e que nas cidades com até 30 mil habitantes que saírem da Onda Vermelha (serviços essenciais) e avançarem para a Onda Amarela (flexibilização de alguns setores) poderão permitir a abertura de bares e restaurantes para consumação no local. “Os bares e restaurantes poderão funcionar somente delivery se estiver na Onda Vermelha e, passando para as ondas Amarela e Verde, poderá haver consumo no local, respeitando todas as orientações do protocolo único que estará disponível no site”, explicou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Passalio.

Zema também destacou que a segunda fase do plano acontece após a decisão judicial que impôs aos municípios a adesão. “Vimos a necessidade de regionalizar ainda mais, para considerar as características específicas das cidades, já que elas deverão obrigatoriamente seguir as regras a partir de agora. Por isso, teremos agora a divisão por macrorregião e também por microrregião, com as ondas indicadas para cada uma delas. Os gestores poderão optar por qual regra aderir, a mais ampla ou a mais específica, de acordo com os critérios que julgar mais adequados no seu município”, explicou.  

O governador lembrou que o momento ainda não é de relaxamento e é fundamental continuar adotando as medidas de proteção para manter a doença sob controle em Minas. “Embora o novo plano proponha a liberação de mais atividades, continuaremos tomando todos os cuidados. A intenção dos novos critérios implementados continua sendo a de preservar a vida dos mineiros. O foco é na saúde”, disse. 

O post Confira as novas regras do Minas Consciente e grande parte da região poderá liberar funcionamento de bares apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Pesquisar