Anuncie
Divinópolis e Região

Cresce número de robôs que conduzem o debate político nas redes sociais; Assista a reportagem

Por: Portal MPA 22/09/2017 8:00

Se você é adepto às redes sociais, provavelmente já deve ter se deparado com algum debate sobre a política brasileira ou até participado de alguma discussão. O que talvez você não saiba, é que boa parte dos perfis extremistas são conduzidas por robôs. 

O debate político está na roda de amigos, nas salas de aula, na internet e anda cada vez mais polarizado. O problemas é quando você acredita estar discutindo com outra pessoa porém não passa de um robô. Mas não é um robô comum, ele só existe virtualmente. Os chamados “bots” são dispositivos programados para se passar por alguém através de perfis falsos e propagar conteúdos artificiais que influenciam quem navega pela rede. 

O aumento do uso de robôs nas redes sociais tem levantado uma série de discussões, principalmente depois do estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, que mostra que estes perfis movimentam até 20% de debates em apoio a políticos no Twitter. Ainda segundo a pesquisa, isso vem acontecendo desde as eleições presidenciais de 2014.

Um estudo feito pela Universidade de Oxford do Reino Unido, mostra que o PSDB gastou cerca de R$ 10 milhões em bots na corrida eleitoral de 2014. Após a derrota para o PT, eles continuaram agindo, porém para divulgar conteúdos de páginas como “Revoltados Online” e “Vem Pra Rua”. Na mesma época, o PT também usou os robôs, mas numa escala menor. Enquanto os tucanos alcançavam 80 milhões de pessoas, o petistas ficavam nos 22 milhões.

Já no ano passado, os robôs se mostraram a favor do impeachment. E nas eleições municipais de São Paulo, eles estavam do lado de João Doria do PSDB, Fernando Haddad do PT e de Celso Russomanno do PRB.

A tendência é que em 2018 o cenário político conte com uma quantidade ainda maior dos perfis falsos. 

Os robôs promovem a desinformação com a propagação de notícias falsas e campanhas de poluição na rede. Para fugir desses perfil é preciso estar atento aos sinais, como perfis com poucas publicações ou que divulgam informações apenas sobre um tema. 

Postado originalmente por: Portal MPA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: