CTA de Divinópolis realiza ação para orientação e prevenção contra AIDS

Hoje se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade do HIV/AIDS. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sore a falta impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. 

Desmistificar os tabus acerca da AIDS e conscientizar sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis foram as principais pautas levantadas na ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.  

Em Divinópolis, o serviço é oferecido pelo poder público, para desempenhar um papel estratégico na prevenção e no suporte as pessoas com DST e AIDS é Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). De janeiro a novembro de 2016, o CTA registrou um aumento de 38% de novos casos de pessoas com HIV em relação ao ano passado. O CTA atende 1524 soropositivos de 55 cidades da região Centro Oeste. Destes, 437 são de Divinópolis. Em 2015 foram registrados 142 novos casos. Este ano, até o momento, este número subiu para 194. 

É preciso sempre estar atento aos sintomas das doenças. No caso da AIDS, as pessoas devem ficar atentas a sintomas como como emagrecimento acelerado, manchas, candidíase oral e até  queda de cabelo. O CTA é composto por diversos profissionais da área de saúde, que além de atender de forma individual, também promove trabalho em empresas da cidade. 

O Movimento Gay de Divinópolis também marcou presença na ação para falar principalmente sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais. 

O CTA em Divinópolis está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 550 – Centro. Telefone: (37)3221-3735. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: