Deputado Federal Jaime Martins explica porque votou pelo arquivamento da denúncia contra Temer

(Foto: Matheus Tavares)

O Deputado Federal Jaime Martins (PSD-MG) realizou nesta segunda-feira (7), uma coletiva de imprensa para explicar o motivo do ‘sim’ na votação da última quarta-feira (2), na Câmara dos Deputados, que definiu pelo arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Foram 263 votos pela rejeição da denúncia, 227 pela investigação, duas abstenções e 19 ausências. A denúncia enviada pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot ao STF, com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS.

Durante a entrevista coletiva, o deputado enumerou sete pontos para justificar o voto pela manutenção de Temer. Entre os aspectos, o fato de presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia (DEM) estar na linha de sucessão para a presidência e assumiria o poder com um “histórico que não diferencia muito” de Temer. Jaime também disse que a decisão foi tomada após encontros com prefeitos da região, “que não fizeram elogios ao presidente” segundo o deputado, mas entendem que mudanças no governo poderiam afetar o tímido crescimento na economia atual. Ainda conforme o parlamentar, se Temer for investigado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro seria um processo demorado, porém acabaria primeiro que caso chegasse ao Supremo. “A melhor maneira de fazer o combate a corrupção, combate a impunidade é deixar o presidente Temer seja julgado pelas instâncias de primeiro grau, no caso do juiz Sérgio Moro e pela Justiça Federal em São Paulo. Vai demorar um pouco mais, mas não tenho dúvida que vai acabar primeiro. Os processos no Supremo, além dos julgamentos serem politizados, tem a tradição de se arrastar por muitos anos. Nós não estávamos votando o impeachment de Temer. Muitas pessoas confundem com o impeachment da Dilma. Essa votação era uma mera licença temporária, por alguns meses, pelo seu afastamento. O governo seria assumido por um presidente cujo histórico não diferencia muito. Não só entre os que estão citados na Lava-Jato, como o sogro (Moreira Franco), o próprio pai (César Maia). Não estaríamos sequer trocando seis por meia-dúzia, como seis por cinco”, declarou.

Jaime informou que votaria pela cassação de Temer. No entanto, fez críticas a condução dos casos de corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, citando o julgamento da chapa Dilma/Temer, absolvida pelo STF após a acusação de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014.“Se tivéssemos escolhendo a cassação do presidente Temer, com a possibilidade de uma nova eleição, ainda que fosse um presidente a ser escolhido, teria optado pela cassação. Entretanto, por ser apenas um afastamento temporário e sobretudo, quando você avalia a qualidade do nosso Supremo Tribunal Federal. Quem assistiu a chapa Dilma/Temer pelo TSE, não pode acreditar que aqueles ministros vão condenar o Temer. Vão inocentá-lo. E se inocentá-lo, não poderá ser julgado pelas instâncias inferiores. Não poderá ir para as mãos do Moro, para a justiça de primeiro grau”, disse.

O deputado ainda afirmou que aguarda uma nova denúncia contra Temer feita pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot. Segundo ele, existe a possibilidade de denúncias mais graves e caso se confirme, votará pela saída de Temer. “Na minha expectativa, entre 45 e 60 dias, teremos uma nova votação. Vem uma série de denúncias mais graves ainda. Fala-se em uma eventual delação do ex-deputado Eduardo Cunha, novas delações do Joesley que não foram reveladas, do Funaro. É difícil imaginarmos como vai ser. Pela reação popular que tivemos nessa votação, onde meu voto sequer teria possibilidade de decidir. Quando votei o placar já estava selado. É provável, que se vier delações mais sérias, votarei para que Temer saia e vamos ver se a gente tinha razão ou não para ele ser julgado pelo supremo. Por causas mais fortes, pode ser que o Supremo se constranja”, comentou.

Encontro com Temer

Jaime Martins foi questionado sobre um possível encontro com o presidente Michel Temer as vésperas da votação que decidiria o arquivamento ou prosseguimento da denúncia. No entanto, o deputado negou ter se encontrado com o presidente e afirmou que a agenda foi solicitada 60 dias antes para tratar assuntos como a Lei Khandir e o Marco Regulatório do Setor Mineral. Ainda segundo o deputado, o presidente chegou a marcar os encontros para a véspera e para o dia da votação, no entanto, foram recusadas as datas pelo parlamentar. “Foi pedido 60 dias antes, presidente fez viagens internacionais, teve todos esses compromissos e não pôde me atender. Ele marcou uma agenda para mim às 17h da véspera do processo. Agradeci e disse que não poderia ir e eventualmente a gente pode voltar a conversar no futuro. Ele marcou para às 11h30 do dia da votação. Disse que se não podia na véspera, no dia da votação muito menos. Não se trata de uma desfeita, mas não é momento oportuno para conversarmos. Ainda que sejam assuntos diferentes dos assuntos que a gente possa conversar, mas a imaginação popular vai sempre se referir com a votação”, completou.

Ouça um resumo da coletiva do Deputado Federal Jaime Martins (PSD)


Postado originalmente por: Portal MPA

7 comentários em “Deputado Federal Jaime Martins explica porque votou pelo arquivamento da denúncia contra Temer

  • Avatar
    18 julho , 2019 em 07:58
    Permalink

    I used to be more than happy to search out this internet-site.I wished to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely having fun with every little little bit of it and I’ve you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

  • Avatar
    15 junho , 2019 em 09:21
    Permalink

    There is noticeably a bundle to learn about this. I assume you made sure good factors in features also.

  • Avatar
    15 junho , 2019 em 04:12
    Permalink

    I admire the valuable data you offer to your articles. I will bookmark your blog and have my children test up right here generally. I am fairly certain they’ll learn plenty of new stuff here than anybody else!

  • Avatar
    2 junho , 2019 em 09:51
    Permalink

    Hi there, You’ve performed an excellent job. I will certainly digg it and for my part recommend to my friends. I am sure they’ll be benefited from this website.

  • Avatar
    29 maio , 2019 em 22:56
    Permalink

    Terrific paintings! This is the type of info that are meant to be shared around the net. Shame on Google for now not positioning this publish higher! Come on over and visit my web site . Thanks =)

  • Avatar
    27 abril , 2019 em 04:13
    Permalink

    hello there and thank you for your info – I have certainly picked up anything new from right here. I did however expertise a few technical points using this web site, since I experienced to reload the web site many times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web host is OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your respective interesting content. Make sure you update this again soon..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: