28 Congresso
Divinópolis e Região

Domingos Sávio e cúpula tucana de Minas desmentem o Jornal “O tempo”

Por: Portal MPA 21/03/2018 17:00

O Jornal “O tempo”, publicou nesta quarta-feira (21), notícia sobre correspondência que a redação recebeu, assinada pelo Presidente Estadual do PSDB, o Deputado Federal Domingos Sávio e outras lideranças do partido, discordando de notícia publicada recentemente afirmando que o Senador Aécio Neves não pretende disputar reeleição.  Segundo o jornalista Lucas Ragazzi, além de criticarem a reportagem, os tucanos enumeraram uma série de elogios ao parlamentar.

A matéria mostrava integrantes do PSDB, em condição de anonimato, dizendo que Aécio abrirá mão de tentar a reeleição. Segundo as fontes ouvidas pela reportagem, as bancadas estadual e federal tucanas estariam receosas sobre como a participação do senador nas campanhas eleitorais poderia influenciar negativamente no resultado das urnas.  O temor é pelo impacto do episódio em que  Aécio foi flagrado em uma conversa pedindo R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, da JBS, além de ser citado por delatores da Lava Jato.

Assinada pelo presidente do PSDB em Minas, deputado federal Domingos Sávio, e pelos dirigentes Marcus Pestana, também deputado federal, e Gustavo Valadares, deputado estadual, a nota afirma que as falas exibidas na reportagem não condizem com a posição oficial do partido. O grupo também diz “lamentar” que posicionamentos dos dirigentes “tenham sido tratados de forma secundária” em relação às afirmações anônimas.

Em outro trecho do posicionamento, os tucanos ressaltam que Aécio possui uma “larga e reconhecida história de serviços prestados a Minas e aos mineiros, tendo sido responsável pelo mais exitoso e transformador governo que Minas teve nas últimas décadas”. “Conta, portanto, com o respeito de todos os seus companheiros”, diz o texto.

O grupo afirma ainda que o senador tem realizado viagens pelo interior do Estado onde, constantemente, tem ouvido “apelos de centenas de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas” para participar das eleições deste ano.

Apesar das ressalvas, em nenhum dos oito pontos enumerados na nota dos tucanos há uma confirmação da candidatura de Aécio à reeleição ao Senado. O texto diz apenas que, se ele “decidir recandidatar-se, o fará com o apoio de todo o partido”.

Segundo “O tempo”, a correspondência também manda recado para os opositores: “Quanto àqueles que, involuntariamente ou não, servem internamente a interesses dos nossos adversários, buscando criar factoides e intrigas, melhor fariam se expressassem suas opiniões à luz do dia, contribuindo para o sadio debate de ideias que deverá, ao final, levar à união de todo o partido”.

Em outro trecho do texto enviado à reportagem, o PSDB mineiro afirma que as acusações imputadas a Aécio Neves serão esclarecidas pela Justiça, onde o tucano irá provar a sua “absoluta correção”. O grupo diz, ainda, que o senador foi vítima de uma “armação criminosa, engendrada por réus confessos de centenas de crimes”. Leia a íntegra da nota abaixo.

NOTA DO PSDB-MG

Com relação à matéria publicada nesta terça-feira (20.3.2018) neste jornal, com manchete de capa, especulando sobre possível candidatura do senador Aécio Neves à reeleição, na condição de presidente estadual do PSDB, de secretário geral nacional do partido e de líder da legenda na Assembleia Legislativa, portanto na condição de representantes institucionais do PSDB, esclarecemos:

1. É incompreensível que declarações atribuídas a alguns membros do partido, feitas sob a proteção do anonimato, sejam tratadas como posição do PSDB como sugere a manchete da primeira página.

2. Lamentamos ainda que a posição do presidente estadual do partido, que legitimamente representa a posição partidária, e do secretário geral nacional tenham sido tratadas de forma secundária e que a manifestação do líder da bancada na Assembleia não tenha sido sequer considerada, enquanto a manchete da matéria expressa, exclusivamente, manifestações anônimas.

3. O senador Aécio Neves tem uma larga e reconhecida história de serviços prestados a Minas e aos mineiros, tendo sido responsável pelo mais exitoso e transformador governo que Minas teve nas últimas décadas. Conta, portanto, com o respeito de todos os seus companheiros.

4. Em viagens ao interior do Estado, o senador tem recebido de centenas de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas apelos para participar das eleições desse ano como forma de resgatar o legado de desenvolvimento que seu governo levou a todas as regiões de Minas Gerais.

5. Quanto às acusações que lhe têm sido feitas, estamos convencidos de que o senador foi vítima de uma armação criminosa, engendrada por réus confessos de centenas de crimes e que, na Justiça, ele irá provar a absoluta correção dos seus atos. Correção, aliás, que Minas conheceu nos seus oito anos de mandato como governador.

6. Em relação às próximas eleições, o PSDB estará liderando, através da candidatura ao governo do senador Anastasia, uma grande frente de oposição ao atual governo do PT e nela o senador Aécio vai ocupar, com legitimidade, a posição que escolher. Se decidir recandidatar-se ao Senado, o fará com o apoio de todo o partido.

7. Quanto àqueles que, involuntariamente ou não, servem internamente a interesses dos nossos adversários, buscando criar factoides e intrigas, melhor fariam se expressassem suas opiniões à luz do dia, contribuindo para o sadio debate de ideias que deverá, ao final, levar à união de todo o partido. Importante registrar que muitos dos ataques de que o senador tem sido alvo vêm daqueles que, na verdade, têm receio de enfrentá-lo nas urnas.

8. Por fim, o PSDB, pela responsabilidade que tem com Minas e pelo extraordinário legado dos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, não fugirá à sua responsabilidade de apresentar a Minas e aos mineiros um novo e ousado projeto de desenvolvimento econômico e social, que permita ao Estado superar as enormes dificuldades nas quais estamos mergulhados pela inépcia do atual governo.

Domingos Sávio

Deputado federal e presidente do PSDB-MG

Marcus Pestana

Deputado federal e secretário geral nacional do PSDB

Gustavo Valadares

Deputado estadual e líder do PSDB na ALMG

 

 

Postado originalmente por: Portal MPA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: