Pedro Cine Fotos
Divinópolis e Região

Durante reunião com Deputado Federal Jaime Martins e vereadores, Copasa garante início imediato de obras de ETE em Divinópolis

Por: Portal MPA 29/09/2017 15:00

O Deputado Federal Jaime Martins participou nesta sexta-feira (29) de uma reunião na sede da Copasa com a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna. Durante o encontro, foram anunciadas obras imediatas em Divinópolis. Participaram também o diretor operacional da Copasa responsável por Divinópolis e região, Fred Ferramenta e os vereadores Edson Sousa (PMDB), Janete Aparecida (PSD) e Rodrigo Kaboja (PSD).

A expectativa é que as obras comecem no início de outubro, quando as máquinas vão iniciar as atividades da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Outras soluções para os recursos hídricos também foram estruturadas. “Nós estamos aqui (para) pedir que providências sejam tomadas em caráter definitivo para resolver o problema da crise hídrica, porque tivemos nesse período falta de água em muitas casas e a qualidade da água também comprometida. Também tomar providências com relação ao esgoto, que vem sendo cobrado na conta da população e pede uma resposta para ter o esgoto tratado e ajudar a salvar o Rio Itapecerica”, disse Jaime em uma transmissão ao vivo pela internet.

A presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna disse que a estatal enfrentou vários problemas para a realização da obra, reconheceu que a empresa possui uma espécie de “dívida” com Divinópolis e garantiu que as obras começam até a primeira quinzena de outubro. “A Copasa de fato encontrou vários problemas com relação as obras de esgotamento sanitário no município. Quando assumimos em 2015, a questão estava colocada na forma de uma PPP. Institucionalmente, não tínhamos alternativa a não ser tentar encaminhar o contrato que estava equacionado do ponto de vista da licitação pela gestão anterior. Esse contrato, infelizmente, por diversos motivos não foi possível ser levado a diante. As obras começaram, paralisaram. A Copasa tomou uma decisão, respaldada pelos altos níveis de governo que romperíamos a PPP e assumiríamos a licitação das obras do esgoto. Fizemos o edital, os orçamentos das obras, adequamos o projeto, não era um projeto efetivamente adequado. E estamos em breve iniciando efetivamente, com ritmo adequado as obras do tratamento de esgoto em Divinópolis. Para a questão da água nesse período de estiagem é de fato difícil de ser contornado, pedimos a compreensão das pessoas. Mas estamos fazendo investimentos no sistema de água, que estamos com perspectiva de início de obras em breve no sistema de água. A Copasa está tentando atuar no sentido de resgatar essa dívida histórica com o município de Divinópolis”, disse a presidente.

Clique para exibir o slide.

Postado originalmente por: Portal MPA

%d blogueiros gostam disto: