Estelionatária aplica golpe oferecendo emprego em Divinópolis

Uma prática de estelionato tem ocorrido sistematicamente em Divinópolis. Trata-se de um falso anúncio de empregos.

O Golpe

Estelionatários usam perfis falsos para oferecer supostas vagas de empregos com bom pagamento salarial. Para participar do processo seletivo, o interessado tem de responder “sim” no espaço de comentários. Em seguida, o candidato recebe um link para preencher um cadastro. É exigida uma série de documentos pessoais, incluindo identidade, CPF e carteira de trabalho.

Os dados são utilizados por golpistas para uma série de crimes. Os empregos ofertados são falsos e os postulantes nunca recebem uma resposta após o cadastro.

Grupos

O golpe é praticado com mais frequência em grupos de venda de garagem, no Facebook. Mas também aparecem em correntes de WhatsApp e até em alguns perfis do Instagram.

Em Divinópolis, o perfil falso aparece com o nome de Bianca Neves Parlomell, e se diz natural de Campina Grande-PB. Um fake.

Em seus anúncios de venda de garagem, ela ofereceu 150 vagas de emprego. Rapidamente, centenas de participantes do grupo se disseram interessados e de imediato seguiram as instruções dos golpistas.

Algumas pessoas perceberam a fraude: “Estava na cara que era uma armadilha. O perfil nem era de Divinópolis. Oferecia vaga com salário de R$2.000,00 sem exigir nenhuma experiência ou qualificação. Tinham erros crassos de língua portuguesa. Eu avisei várias vezes nos comentários que tratava-se de um golpe, mas as pessoas não acreditaram em mim“, relata Laura Leite, 27 anos, vendedora divinopolitana que denunciou a fraude.

Desemprego

Estelionatária aplica golpe oferecendo emprego em Divinópolis

Anúncio falso para lesar pessoas em busca de emprego.

 

O truque dos golpistas é despertar a ansiedade nas pessoas para que caiam cegamente na falcatrua. Pessoas momentaneamente desempregadas tendem a ficar ansiosas, e assim se tornam vulneráveis para esse tipo de estelionato.

Cidades

Golpes similares com o mesmo perfil também foram registrados em dezenas de outras cidades mineiras e do Brasil.

A polícia não tem pista da autora.

Autoridades orientam para que as pessoas desconfiem de ofertas de emprego muito generosas oriundas de fontes desconhecidas.

O post Estelionatária aplica golpe oferecendo emprego em Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar