Falta de vacinas contra a meningite preocupa pais em toda Divinópolis

A meningite é conhecida como uma doença perigosa, com vários tipos. Os mais conhecidos são a viral, a bacteriana e a inflamatória. Todos os tipos apresentam sintomas parecidos, a diferença está na rapidez e na intensidade com que o quadro evolui. Por isso, é indispensável procurar um medico logo no principio.

No ano passado Divinópolis registrou 19 notificações da doença sendo que 15 casos foram confirmados. Além disso, houve na cidade três mortes provenientes da doença. Porém esses números são positivos já que antes da implantação da vacina na rede publica em 2006, os casos notificados passavam dos 30. Para 2018 as noticias são boas: nenhum caso foi registrado até o momento.

Na rede pública a população encontra apenas a vacina contra a meningite C, as outras a meningite B e a CWY estão disponíveis apenas nas clinicas particulares e mesmo assim, há alguns meses então em falta em todo o país. Mesmo com a falta na rede privada, os pais devem procurar as unidades de saúde e vacinar os filhos, já que essa é a única forma de prevenção. E um lembrete: não precisa ter medo de vacinar a criança, já que a vacina é super segura.

A Secretaria de Saúde ainda alerta para o período de outono, pois é nessa época que os números dos casos aumentam.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar