Funcionamento de boate causa discussão entre moradores e vereador

Foto: Mariana Gonçalves/Gazeta do Oeste

A boate Zuai, localizada próximo a Praça dos Tigres, no bairro Bom Pastor tem sido o assunto de uma discussão envolvendo o funcionamento do estabelecimento, reaberto há poucos meses. De um lado, o líder comunitário Ivanei Antônio dos Santos, popularmente conhecido como “Chocolate”, que afirmou já ter debatido a situação com vereadores. “Tivemos uma reunião, há cinco meses com cinco vereadores a respeito da boate. Foi falado que a boate iria se adequar e chegar aos parâmetros que precisava, como revestimento. Mas após cinco meses não foi isso o conversado. A boate hoje, começa a partir de meia-noite e acaba 5h30, 6h. O pessoal vai para a rua, conversar, quebrar copo e baderna da madrugada depois da ressaca. Incomoda os moradores da vizinhança e a perturbação de sossego, com o som. O nosso agravante é que ela está funcionando sem alvará em um local que é residencial. Ela está trabalhando informalmente há cinco meses e ninguém faz nada”, completou.

Ouça a entrevista do líder comunitário Chocolate


Durante pronunciamento na Câmara na última terça-feira (15), o vereador Rodrigo Kaboja (PSD) discordou do líder comunitário, pedindo bom senso aos parlamentares. Kaboja ainda disse que deve convidar o Promotor de Justiça Sérgio Gildin para uma visita ao local e cobrou o secretário de Governo, Ricardo Moreira, que seja enviada a mudança de zoneamento para discussão na Câmara. “Fiz um requerimento a secretaria de Meio Ambiente e quero um atestado ambiental da boate Zuai. Nós não podemos temer por um líder comunitário. Vamos nos ater a realidade, aos empregos. A cidade nossa está parada. Vou pegar esse atestado e irei pessoalmente com o promotor Sérgio Gildin, para convidá-lo e vamos lá. Ricardo Moreira, te peço encarecidamente que mande a mudança de zoneamento a essa casa para que possamos debater ideias e mostrar a população quem está certo. São 28 empregos, todo fim de semana. Eles estão fechando tudo”, disse.

Ouça o pronunciamento do vereador Rodrigo Kaboja (PSD)

Kaboja disse que visitou a boate no último sábado (12). No entanto, segundo o líder comunitário rebateu as informações dadas pelo vereador e cobrou uma solução para o caso, exemplificando situações anteriores com outros estabelecimentos que foram fechados. “O Kaboja falou que veio aqui no sábado, no domingo e disse que não sou vizinho, moro perto da casa da Janete. Moro perto do Skema e no sábado a boate não funcionou. Foi favas contadas, porque o dono da boate sabia que o Kaboja ia lá. Por que ele não chamou a associação do bairro para ir com ele? E se fechou a La República, Camaleão, porque não quer fechar a Zuai?”, questionou.

Secretário de Meio Ambiente diz que Zuai tem uma questão legal a resolver

A reportagem também procurou o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Clever Greco, conhecido como Bezito. De acordo com o secretário, os moradores o procuraram para relatar os problemas relacionados a boate. Segundo ele, o impacto na vizinhança cabe a outros empreendidmentos, não tanto a Zuai, que tem tratamento sonoro. No entanto, ele admite que o estabelecimento tem uma “questão legal” a ser resolvida, ligada ao zoneamento. “Ali é uma zona residencial e não permite funcionamento de boate. As providências que deveriam ser tomadas pelos fiscais de postura já foram tomadas, a decisão agora é do secretário. A Zuai tem um problema legal para resolver e não ambiental. O secretário trabalha dentro da lei. Eu posso dar um prazo para resolver o problema legal e o prazo está chegando no limite. Ele tem que resolver o problema legal ou terá que ser fechado”, informou.

Sobre o prazo citado por Bezito, o secretário informou que “depende de algumas situações para serem resolvidas com relação ao prazo que foi concedido a ele para legalização”.

Ouça a entrevista do secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Clever Greco (Bezito)

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: