Mensagem sobre morte de divinopolitano por febre maculosa é real? Confira nossa investigação sobre a mensagem:

Circulou hoje (13) nas redes sociais uma mensagem alertando sobre o falecimento de um jovem de 19 anos supostamente vítima de febre maculosa em Divinópolis. Na corrente, afirma-se que um rapaz com as iniciais A.L.D. teria sido infectado após ter contato com carrapato nas imediações do bairro Niterói, e que teria falecido nesta quinta-feira na Unidade de Pronto Atendimento.

Falso

O conteúdo é falso, e foi postado hoje em Facebook. Rapidamente, foi repassado por pessoas através de outras redes sociais, sobretudo no WhatsApp.

A UPA nega ter recebido qualquer paciente com esse nome na data de hoje (13).

Crime

Indícios apontam que a ideia de criar o boato sobre a morte do rapaz partiu irresponsavelmente de um grupo de amigos. Ignorando, assim, a vulnerabilidade da cidade diante da real ameaça de febre maculosa, e se aproveitando para causar pânico de forma inconsequente.

Juristas alertam que disseminar conteúdo falso para espalhar pânico na população é crime.

Se identificados, os autores dessa mensagem poderão responder criminalmente com uma pena prevista entre 15 dias e seis meses de detenção, além de pagamento de indenização.

O post Mensagem sobre morte de divinopolitano por febre maculosa é real? Confira nossa investigação sobre a mensagem: apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar