Nelson Teich apresenta diretrizes para o enfrentamento da pandemia do coronavírus

Em uma entrevista concedida na tarde dessa segunda-feira (11) o Ministro da Saúde Nelson Teich apresentou as diretrizes a ser seguida para cada região, com as realidades locais. O Ministro da Saúde não respondeu a muitas perguntas, apenas disse que na próxima quarta-feira (13) será explanado sobre como irá funcionar. Repetiu várias vezes que foi trabalhado e estudado, mas não soube explicar a operação desse sistema.

Diretrizes para os estados e municípios para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. São estratégias locais como ferramentas para a situação regional. Faz parte de uma reivindicação do conselho nacional de secretários estaduais de saúde. Existe uma diretriz para cada região, não é definitiva e pode ser alterada já na quarta-feira (13). Os gestores não são obrigados a seguir esse plano.

O documento tem 40 páginas e fala sobre distanciamento social, definições e plataformas para tomadas de decisão nos eixos avaliados. São quatro eixos e leva a definição do distanciamento social, de simples a total. Além da avaliação de risco tem uma avaliação qualitativa, isso se refere a informação de qualidade, desde o início. Segundo o ministro “a falta da informação gera incerteza”. 

Chama a atenção a participação do chamado ‘setor civil’, mas não nomina qual. Pode ser o Conselho Municipal de Saúde, ou outros representantes da sociedade, o empresariado por exemplo. Um painel de informações atualizado em tempo real, especialmente com casos assintomáticos, número de leitos ocupados e outras importantes ferramentas.

 

O post Nelson Teich apresenta diretrizes para o enfrentamento da pandemia do coronavírus apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: