Novo tratamento de varizes é oferecido para pacientes do SUS em Divinópolis

A Escleroterapia com espuma é um tratamento novo para varizes. Uma forma menos invasiva, capaz de secar ou queimar os vasos doentes. O método alternativo elimina a necessidade de uma intervenção cirúrgica, diminuindo a fila de pacientes que aguardam por cirurgia.

O medicamento é aplicado após ser bombeado em duas seringas, formando uma espuma. Com o auxílio de um ultrassom, o médico injeta a espuma e inicia uma ação esclerosante, que irrita a parede do vaso e o elimina. O organismo passa a utilizar outras vias, o que normaliza o fluxo sanguíneo.

A Prefeitura de Divinópolis oferece o procedimento de forma gratuita desde o ano passado, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). São atendidas cerca de 20 pessoas por semana. 

O médico Marco Aurélio Tanos, responsável pelo projeto, explica que a escleroterapia com espuma é indicado para casos de varizes mais calibrosas ou pacientes com casos mais graves e não podem se submeter a uma cirurgia, além de pessoas com quadro de úlceras e alterações na pele. “A Prefeitura de Divinópolis está proporcionando para a população uma boa alternativa de tratamento para as pessoas que não tem acesso a cirurgia. Funciona muito bem, são feitas em média cinco sessões por pessoa. O tratamento é simplificado e conseguimos atender vários pacientes em uma tarde”, completa.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, o número de atendimentos pode ser muito maior.  “Temos estrutura e equipe para atender mais pessoas. Esse tratamento alternativo evita a cirurgia, que é muito complexa e demorada. Estamos satisfeitos com resultados obtidos com os atendimentos”, finaliza.

 Os interessados no tratamento de varizes gratuito através do SUS precisam procurar o posto de saúde mais próximo, informar seu interesse e pedir para agendar consulta com o médico.

O post Novo tratamento de varizes é oferecido para pacientes do SUS em Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar