Pará de Minas suspende captação de água do Paraopeba, mas garante que fornecimento de água será mantido

Frederico Mendes representando a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água (Arsae)- Pará de Minas, concedeu nesta quinta-feira (31), entrevista ao Sistema MPA de Comunicação para falar sobre situação do município após rompimento da barragem de Brumadinho.

De acordo com Frederico Mendes, uma das captações de Pará de Minas acontece por meio do Rio Paraopeba, além disso, tem a captação do Paivas e a captação do Paciência. Com o rompimento da barragem de Brumadinho, ele informou que a captação do Rio Paraopebas já foi interrompida. “Hoje estamos captando pelo Paivas e pelo Paciência. Essa situação afeta o abastecimento de água, mas, a princípio o município de Pará de Minas está tranquilo na questão de abastecimento. Porém, essa situação não pode durar por muito tempo, senão complica”, acrescentou.

Sobre a reunião com autoridades de Pará de Minas que ocorreu nesta quinta, Frederico explicou que esse encontro serviu para que haja a cobrança por parte das autoridades, em relação a Vale, do Igam, e outros órgãos, para esclarecimentos, considerando que a Vale e demais órgãos não estão enciando as análises para a agência reguladora. “As pré-análises que normalmente são realizadas estariam nos ajudando muito nessa questão do alerta para a população. Até ontem a tarde, por volta de 18h, por exemplo, a pluma não tinha chegado na captação, não tinha afetado o Rio, hoje ainda não fui verificar como está o local porque estava em reunião. Mas, em breve divulgaremos mais informações sobre a situação do Rio”. Ouça entrevista completa com Frederico Mendes: 

.

O post Pará de Minas suspende captação de água do Paraopeba, mas garante que fornecimento de água será mantido apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar