Plano de Mobilidade Urbana é implantado em Carmo do Cajuru

Nos meses de Maio, junho e julho de 2018 será desenvolvido em Carmo do Cajuru, o Plano de Mobilidade Urbana – PMU, junto à população. O Ministério das Cidades explica que o objetivo da medida é permitir que as prefeituras pleiteiem a elaboração dos planos por meio do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, que disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes.

O Plano de Mobilidade Urbana constitui importante instrumento de gestão pública urbana que deve garantir ao cidadão, o direito de ir e vir de forma segura. Instituído pela Lei 12.578/2012, os municípios com mais de 20.000 habitantes são obrigados a elaborarem o mesmo até abril de 2019.

O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e deve contemplar, entre outros aspectos: os serviços de transporte público coletivo; a circulação viária; as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana; a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; a integração dos modos de transporte público com os privados e os não motorizados; a operação do transporte de carga na infraestrutura viária; e os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana. A elaboração deve ocorrer de forma integrada com os planos diretores, e a revisão deve ocorrer a cada dez anos.

Pensando em uma cidade melhor para todos, a Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos convida todos a participarem desde importante momento.

Audiências Públicas acontecerão nos dias 15 de Maio, 13 de Junho e 17 de Julho, todas aconteceram a partir das 18h no Auditório Dona Lucia Guimarães (CMEI).

No caso de impossibilidade de comparecimento às audiências, os moradores poderão participar acessando o site do município www.carmodocajuru.mg.gov.br no formulário disponível na aba FORMULÁRIO – PLANO DE MOBILIDADE URBANA, e assim indicar problemas e propostas nos seguintes temas:

Transporte Coletivo: temas em que você poderá indicar as demandas de usuários, infraestrutura, horários. Neste tema, podem ser mencionados sobre o transporte interurbano, mototaxi, taxi, dentre outros.

Acessibilidade: tema relativo ao deslocamento dos indivíduos nas calçadas, vias públicas, prédios e áreas públicas.

Modos Não Motorizados: são os modos de transporte como a bicicleta, a pé, os veículos de tração animal.

 Trânsito: Sobre as condições das vias, a sinalização de trânsito, as áreas de estacionamento, dentre outros aspectos.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar