Pré-Carnaval gerou 15 toneladas de lixo

A Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) divulgou, nesta terça-feira (06/02), o resultado da limpeza e coleta de lixo após o pré Carnaval do Divino 2018. Foram coletadas 15 toneladas de resíduos gerados no evento e varridos o equivalente a 22 mil metros de vias urbanas. 50 mil litros de água foram utilizados durante limpeza com aspersão de água por meio de caminhão pipa. Foram utilizados dois caminhões contêiner para a coleta.

Nos dias que antecederam o evento, que ocorreu em 3 e 4 de fevereiro, a Semop realizou a limpeza diariamente, com varrição e coleta de lixo e após o pré-carnaval, intensificou os trabalhos.

Foi realizado o trabalho de limpeza e jardinagem nas praças do Mercado, Coronel Jovelino Rabelo na rua São Paulo, Praça da Savassi na Avenida Antônio Olímpio de Morais e na Praça do Santuário e ruas adjacentes. Além da limpeza na rua Pitangui e entorno do Mercado Distrital.

No domingo (04/02), as equipes da Semop com 15 trabalhadores iniciaram o trabalho de varrição e limpeza às 6h na praça do Mercado, realizando a manutenção também da praça da rua São Paulo, Praça da Savassi e ruas no entorno.

Na segunda-feira (05/02), a equipe de varrição com três pessoas realizou a limpeza da rua Pitangui e entorno do Mercado Distrital. Foi usado um caminhão contêiner e coletadas três toneladas de resíduos gerados no evento.

A ação da Semop é em cumprimento ao Decreto 12.783/2018 e à Portaria 001/2018 da Secretaria Municipal de Governo, que determinou a ação de cada secretaria durante o pré Carnaval do Divino 2018.

 

FICA A DICA

Provavelmente boa parte desse lixo é material reciclável, pode gerar dividendos para alguma associação ou cooperativa disposta a reaproveitar parte deste montante. Ainda há de salientar que as latinhas provavelmente foram recolhidas por catadores, já que tem um valor monetário maior, assim a geração de resíduos pode ter sido maior que o coletado. Vale até mesmo uma campanha nos próximos eventos para a separação adequada, quem sabe vira hábito na cidade?

 

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar