Anuncie
Divinópolis e Região

Prefeitos e vereadores criticam posicionamento da ARSAE e ameaçam romper contrato com a COPASA

Por: Portal MPA 24/10/2017 17:00

Os problemas relacionados à COPASA foram temas de debate na audiência pública realizada nesta segunda na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte. Os prefeitos da região manifestaram o interesse em cancelar o contrato com a estatal. A assembleia foi convocada pela Comissão de Defesa do Consumidor e dos contribuintes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A falta de investimentos e descaso foram os principais pontos debatidos no encontro. 

As reclamações contra a COPASA tem se espalhado por todas as cidades de Minas Gerais. Na tentativa de cobrar melhorias nos serviços de abastecimento e esgoto a assembleia colhe assinaturas para abrir uma CPI contra a companhia.

A audiência é uma das etapas. Um dos casos mais graves da região é a cidade de Bom Despacho. A prefeitura fez a intervenção da empresa e assumiu temporariamente a coordenação das ações. Na audiência o prefeito, Fernando Cabral, apresentou um levantamento dos índices de reajuste gerais de tarifas no país nos últimos quatro anos. De 2013 a 2017, o INPC subiu 33%, o IGPM 39%. Já a tarifa da COPASA teve um aumento de 51%. O prefeito ainda denunciou que os lucros exorbitantes tem subsidiado o custo de outros municípios e não da cidade. 

O prefeito de Bom Despacho finalizou o discurso enfatizando que nem a ARSAE e nem a COPASA vão operar mais na cidade. 

Na audiência estavam presentes vários prefeitos e vereadores de Minas Gerais. Ao todo já são cerca de 15 CPIs abertas nas câmaras dos municípios. O legislativo de Divinópolis vai utilizar informações da reunião para anexar ao inquérito. 

 

Postado originalmente por: Portal MPA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: