Encontro
Divinópolis e Região

Presidente da Câmara Municipal de Iguatama, assessor jurídico e ex-vereador são presos por suspeita de desvios e fraudes em licitações

Por: Portal MPA 19/10/2017 15:03

O presidente da Câmara Municipal de Iguatama, Herivelto Ferreira Pedrosa, o assessor jurídico da casa legislativa, Hirondel Lopes de Camargos e o ex-vereador, Genílson Basílio foram presos preventivamente na manhã desta quinta-feira, (19) durante uma operação, denominada Casa dos Espíritos, realizada na cidade de Iguatama. O objetivo é apurar os crimes de organização criminosa, peculato, desvio e fraude em procedimentos licitatórios relacionados à Câmara Municipal. Os presos foram levados para o município de Arcos.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Divinópolis),  as fraudes estão relacionadas às contratações de serviços de faxina, limpeza de caixas d’água e táxi. São investigados também crimes relacionados a desvio de combustível e de gêneros alimentícios. Há ainda uma investigação sobre a existência de funcionário fantasma no órgão legislativo.

Quinze mandados de medidas cautelares estão sendo cumpridos. Cinco deles referem-se ao afastamento das funções de dois vereadores de Iguatama, do contador do município, da contadora e de uma servidora da Câmara Municipal. Os outros 10 mandados de medidas cautelares correspondem ao recolhimento noturno e nos dias de folga e vedação de contato com as testemunhas em relação a pessoas que supostamente teriam prestado serviços para a Câmara Municipal, servidores e vereadores investigados.

De acordo com o Gaeco as investigações começaram há aproximadamente quatro meses. A operação contou com participação e apoio de 31 policiais militares, 17 policiais civis e 10 servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A reportagem entrou em contato com a Câmara Municipal de Iguatama, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. A reportagem apura novas informações sobre este caso. 

Foto: PM

Postado originalmente por: Portal MPA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: