Rascunhos da Vida: Relatórios…

Uma das coisas que tenho maior dificuldade é a prestação de relatórios. Não que eu tenha dificuldades em escrever ou relacionar dados, mas tenho dificuldades em fazer com periodicidade. Como é difícil gerar e apresentar um relatório diário, semanal, e mensal, mas o anual para mim é simples.

Hebreus 13.17

Retirado do Site: https://pt.freeimages.com/photo/coffee-cup-1239648

Lembro-me quem em um dos meus empregos precisava prestar relatório semanal das visitas técnicas, com os laudos dos serviços executados, diagnosticados e/ou sugeridos. Noutro precisava prestar relatórios mensais das vendas e a projeção de futuros clientes para a empresa. Em casa precisava prestar a minha amada o relatório diário de tudo que eu havia feito no dia.

O relatório semanal era fácil de prestar. O mensal era exaustivo por causa da projeção de captação de clientes. Mas o relatório diário era dificílimo. Relatar o que eu tinha feito durante o dia, falar da minha monotonia rotineira era penoso. Não valia um “foi tudo bem”, pois minha esposa precisava de mais detalhes. O que era perfeitamente compreendido por estarmos numa morando cidade diferente, por não estar tendo contato direto com a família, e até por não ter uma ocupação que não fossem as inúmeras tarefas do lar. Ela queria ouvir a monotonia do meu trabalho em visitar clientes, trocar peças, fazer a manutenção dos computadores, sofrer raiva com os sistemas operacionais e seus aplicativos.

Para mim, um bom dia era aquele onde o programado era executado. Sem contratempos, com nenhuma exceção, sem problemas de relacionamentos, e quando acontecia tudo da forma esperada a minha resposta incompleta sempre era “foi tudo bem”. Então aprendi que o que satisfazia minha querida esposa não era saber onde eu estive, e muito menos desconfiança, mas poder participar dos detalhes, dos acontecimentos, da minha vida (da mesma forma como ela gostava de me dizer como fora o dia dela). Os relatórios são importantes, mas precisam da apresentação adequada a quem nos solicita.

Segundo a Palavra um dia todos nos apresentaremos diante de Deus, e prestaremos contas de tudo que fizemos nesta terra. O texto de Hebreus o autor nos exorta a não sobrecarregar os líderes espirituais, para quem não façam do seu ministério um trabalho, muito menos um cárcere em liberdade. Pois, da mesma forma como eu e você nos apresentaremos diante de Deus eles também o farão. Mas, a apresentação deles será de uma forma mais intensa, detalhada, e estarão listados em seu relatório todos aqueles que foram acompanhados, auxiliados, abandonados ou negligenciados.

Pense nisso, e faça sempre o seu melhor como se você precisasse prestar relatórios diários, semanais, mensais e ou toda uma vida em um momento inesperado. Pois, ninguém sabe o dia, nem a hora em que o Senhor nos chamará para nos apresentarmos diante do seu tribunal.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que não gosta de relatórios, mas sabe que prestará ao Altíssimo.

O post Rascunhos da Vida: Relatórios… apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Pesquisar