Região nordeste de Divinópolis lidera índice de infestação do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados da dengue na cidade. O ultimo LIRAA mostrou que índice de infestação do mosquito está em 3,25%, quando o recomendável é que seja abaixo de 1%. A região mais infestada é a nordeste, que inclui bairros como Niterói e Icaraí. A população deve ficar atenta, pois a maioria dos focos está dentro de casa.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde. O ultimo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegytpi (LIRAA), realizado entre dois e seis de abril, visitou 4800 imóveis em todas as regiões de Divinópolis e o índice de infestação está em 3,25%, situação considerada de médio risco, uma vez que no verão o índice chegou a 6%.

O Ministério da Saúde preconiza que o índice de infestação do mosquito seja inferior a 1%. Na região central da cidade, foram 454 imóveis visitados. Desses, 21 tinham focos do mosquito e todos estavam dentro das casas.

Muita gente pensa que os focos do mosquito da dengue estão em lotes vagos, mas na verdade eles representam apenas 3% do que foi analisado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na casa do Gilson Pereira, os agentes encontraram foco do mosquito dentro da caixa d’água. Ela estava coberta por uma lona, mas ainda assim, os agentes tamparam a caixa com uma tela, que impede a passagem do mosquito e ainda aplicaram um larvicida. O metalúrgico ficou atento às dicas do agente e garante que não terá mais água parada em sua casa.

No bairro Candidés, por exemplo, a infestação do mosquito chegou a 96, isso somente dentro das casas. E o pior: muitas das vezes os focos estão em lugares que a gente nem imagina, como dentro do compartimento de água da geladeira.

A prevenção continua sempre sendo a melhor ferramenta na luta contra a dengue.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar