Semusa estuda alternativas para intensificar vacinação contra a Febre Amarela em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde está estudando alternativas para potencializar a vacinação contra a Febre Amarela em Divinópolis. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou o primeiro caso de febre amarela no município.

Uma das estratégias adotadas é a criação de uma data específica para a mobilização do público na vacinação contra a febre amarela. A data já foi definida, dia 24 de março. No próximo sábado (24), os postos de saúde estarão abertos para atender ao público, especialmente aqueles que não podem ir as unidades de saúde durante a semana. “A maior parte do público que a gente deve vacinar são de homens entre 14 e 59 anos, que não estão sendo vacinados e são mais acometidos pela Febre Amarela em Minas Gerais. A gente chama toda a população, as pessoas que tem parentes que não foram vacinados. A nossa meta é 100%. A região vive um surto, tivemos casos em Carmo da Mata, Aguanil, Itaúna. Desse grupo de risco, 82% é o que temos de vacinação hoje. Temos que atingir 100% desse público”, disse o Supervisor de Campo da Equipe de Endemias da Semusa, Arnaldo César Oliveira.

Entre 2017 e 2018, Minas Gerais teve 1217 casos de febre amarela, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (13). Até o momento, foram 171 mortes. Para reforçar a importância da vacinação, Arnaldo também informou que a Semusa planeja dialogar com as empresas na cidade para que as equipes possam realizar a vacinação dos trabalhadores. “Muitas a gente não tem acesso (a vacina) por causa do horário de trabalho. A gente abre aos sábados, mas nem sempre consegue atingir os objetivos. Então vamos nas empresas, convocar as grandes empresas para mobilizarem seus funcionários, para que a gente possa atingir a meta”.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar