Veja o diagnóstico dos leitos hospitalares em Divinópolis

Em tempos de pandemia é necessário conhecer os números que afetam o sistema de saúde. A semana epidemiológica é uma medida padrão nacional, e com o encerramento da semana nº 19, é possível conhecer a média de internação de pacientes nos hospitais, com quadro clínico suspeito de COVID19, desde a semana epidemiológica nº 15, quando a Média de pacientes suspeitos da doença em UTI na cidade de Divinópolis era 2,8. Já na semana 19, a média é 15,1. No setor aberto (com suspeita de coronavírus) era de 8,7 na semana 15. Já na semana 19 um total de 25 internados.

É notório o aumento da média do número de casos suspeitos de COVID19 internados nos hospitais de Divinópolis. Sabe-se que a doença avança no país e em nossa região, ainda possui circulação de outras doenças virais nesta época de outono e inverno, como por exemplo, a influenza H1N1, rinovírus, entre outros. A situação de internações nos hospitais do município esta sendo monitorada diariamente e reproduz esse estudo em números.  Leva-se em conta as vagas de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos quatro hospitais de Divinópolis e da UPA Padre Roberto. Trata-se de leitos ocupados por doenças diversas.

A média de ocupação no período  de 22 de abril a 11 de maio,  foi de 47%. Esta taxa tem se apresentado de forma satisfatória, devido ampliação de leitos de UTI que ocorreu no município, tanto na UPA Padre Roberto, como no Hospital São João de Deus. A suspensão das cirurgias eletivas em todos os hospitais também tem importância considerável na diminuição da ocupação de UTI’s.

Neste caso, desde a abertura do hospital de campanha na UPA Padre Roberto contabiliza agora 26 leitos de UTI para pacientes do SUS. O Hospital São João de Deus disponibilizou mais 20 leitos para atendimento de pacientes suspeitos de COVID19 na rede SUS. Desta forma o município passou a contar com 134 leitos de UTI, sendo 56 na assistência do SUS e 78 na assistência da saúde suplementar.

Desde o dia 27 de abril de 2020 a ocupação dos leitos de UTI passou a ser olhada separadamente, entre leitos de UTI na saúde suplementar e SUS. A ocupação dos leitos na saúde suplementar apresentam um aumento gradativo, com uma média de 44,7% neste período. Já a atenção ao SUS possui uma média de 50,5% de ocupação. Observa-se uma inversão, entre maior e menor, na taxa de ocupação entre leitos SUS e leitos da saúde suplementar. Relembrando que são 56 leitos na assistência do SUS e 78 na assistência da saúde suplementar

Na rede SUS o município é referência para os municípios de Divinópolis, Araújos, Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo, São Sebastião do Oeste e Perdigão, atendendo uma população de aproximadamente 351.000 habitantes. Na rede suplementar, os leitos podem ser ocupados por habitantes de municípios da região que possuem convênios com os hospitais particulares de Divinópolis.

O post Veja o diagnóstico dos leitos hospitalares em Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Pesquisar