Alpinopolense é finalista de prêmio de Excelência da USP

O alpinopolense José Rodrigues Freire Filho, conhecido na região como Tezinho, ganha novo protagonismo em sua área de atuação: a Saúde. Dessa vez está concorrendo a uma premiação oferecida pela Universidade de São Paulo (USP). Cuja finalidade é reconhecer as teses de doutorado de destaque, defendidas dentro dos programas de pós-graduação da instituição. Trata-se do ‘Prêmio Tese Destaque USP – 8ª edição’.

Farmacêutico de formação, Tezinho teve recentemente sua tese de doutorado selecionada pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da USP o que o habilitou a concorrer à referida premiação. Em linhas gerais, o Prêmio Tese Destaque USP objetiva reconhecer as teses, nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. O resultado final está previsto para agosto.

As pesquisas do alpinopolense tem foco na gestão pública, notadamente no tema de recursos humanos em saúde. Em 2018 ele defendeu a tese de doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo aprovado com louvor. Hoje segue na mesma linha de investigação, agora realizando um pós-doutorado na área.

Tezinho iniciou sua carreira profissional na Prefeitura Municipal de Alpinópolis onde trabalhou por oito anos, entre 2005 e 2013. Como farmacêutico, atuou na estruturação da farmácia pública do município, assim como coordenou diversos projetos para a constituição do sistema de saúde local.

Em seguida deu um salto em sua carreira e passou a atuar na esfera federal, com passagem pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Atualmente trabalha na Organização Mundial da Saúde (OMS), nos Estados Unidos. Onde coordena projetos em 35 países da Região das Américas.

Sobre o resultado da pré-seleção de sua pesquisa para concorrer ao prêmio, ele considera que é um importante incentivo para a geração de novos conhecimentos e desenvolvimento de novos estudos.

Fiquei muito satisfeito ao receber a notícia sobre a seleção da minha tese para um prêmio. Isso demonstra que todos nós podemos produzir conhecimento para melhorar a condição de vida das pessoas. Eu trabalho com diversos países que necessitam de aprimorar seus sistemas de saúde. E a minha pesquisa está contribuindo para melhorias nesses locais de grande vulnerabilidade social. Que eu possa continuar nesse caminho, ajudando as pessoas com o que eu sei fazer. Agradeço muito a todos que me ajudaram a alcançar os exitosos resultados de meu estudo. E nunca posso esquecer os valores que recebi das pessoas de Alpinópolis, que gosto de tratar como Ventania. Foram a base para a minha trajetória pessoal e profissional”, finalizou.

 

Via Tribuna Alpina

 

O post Alpinopolense é finalista de prêmio de Excelência da USP apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: