Alpinópolis registra primeiros casos suspeitos de dengue em 2020

O último boletim epidemiológico, publicado em 03 de fevereiro pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), registrou os três primeiros casos suspeitos de dengue na cidade de Alpinópolis em 2020.

De acordo com os dados do Governo de Minas a taxa de incidência de casos prováveis de dengue em Alpinópolis, até o momento, atinge 15,19 e é, portanto, considerada como baixa. Nesta classificação a SES-MG incluiu todos os casos confirmados e suspeitos da doença registrados em Minas Gerais. O cálculo de incidência é realizado utilizando o número de notificações do município que é dividido pela quantidade de habitantes e multiplicado por 100 mil. Resultados abaixo de 100 são considerados de baixa incidência, de 100 até menos de 300 de média incidência e acima de 300 de alta incidência.

A Prefeitura de Alpinópolis informou que realizará um mutirão de limpeza com o fim de evitar a proliferação do mosquito. No próximo sábado, dia 08 de fevereiro, a ação acontece nos bairros Santa Efigênia, Santos Reis, Quinta dos Vilela, Residencial Miranda, Colina, Rosário, Centro e Poço das Andorinhas.

No dia 15 o mutirão acontece nos bairros São Benedito, Mundo Novo, Jardim Bela Vista, Jardim do Trevo, Jardim Muzambinho e Vila Mariana. Já no dia 22 as ações serão realizadas nos bairros CEA, Jardim Salum, Jardim Panorama, Monsenhor Ubirajara, Residencial São Vicente, Cidade Jardim, Vila Betânia e Monte das Oliveiras.

De acordo com a prefeitura, o governo estadual não está enviando o veneno que combate o mosquito e a administração municipal não pode comprar substâncias dessa natureza, pois esse tipo de compra requer autorização especial. Assim, a prefeitura pede para que a população use água sanitária nos locais onde foram identificados focos do Aedes aegypti.

No ano passado 157 casos suspeitos foram identificados em Alpinópolis, sendo que o último foi notificado no mês de junho. O ano de 2016 registrou os números mais expressivos da história da cidade, quando 237 casos suspeitos foram notificados, estatíticas que colocaram Alpinópolis, à época, na lista das localidades em situação com alta incidência da doença.

Neste ano de 2020, de acordo com informações oficiais, Alpinópolis registrou dois casos suspeitos na quarta semana de janeiro e um na primeira semana de fevereiro. Para ocorrências de chikungunya e zika a situação do município aparece como silenciosa, ou seja, não há nenhuma notificação.

 

 

 

O post Alpinópolis registra primeiros casos suspeitos de dengue em 2020 apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar