AMEG estuda adotar plano único de combate à Covid-19 e retomada da economia em 27 municípios

A AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) estuda adotar um plano único a ser seguido pelas cidades que compõem a entidade para tentar combater o novo coronavírus e ao mesmo tempo retomar a economia normal.

Ao todo, são 27 cidades pertencentes à Ameg, entre elas Carmo do Rio Claro, Capetinga, Cássia e Passos. A associação entende que apesar de haver duas opções de protocolo do governo de Minas Gerais, em ambos os casos a realidade microrregional não é considerada, por isso, a criação desse protocolo próprio da região.

A proposta foi apresentada pelo vice-presidente da Ameg, José Eduardo Terra Vallory, avaliando dados específicos e a realidade da microrregião de saúde dos municípios vinculados à Superintendência Regional de Saúde de Passos.

“Esse plano nós fizemos embasado nas orientações do Plano Minas Consciente, do governo estadual, mas procuramos trazer para a nossa dimensão, a nossa realidade, mais regional, o que que seriam as características de um plano viável, seguro a ser adotado, mas que refletisse basicamente duas questões: quais são as realidades epidemiológicas, sanitárias e de capacidade de atendimento hospitalar, tanto para leito de UTI tanto para leito clínico à nossa população. E por outro lado observamos também as peculiaridades, as características próprias da economia regional. Entendemos que o Plano Minas Consciente é um plano muito abrangente, que pega realidades muito diferentes de todo o Estado de Minas Gerais, tanto no seu aspecto econômico, como assistencial. Nós trouxemos para a nossa região um plano que vai ser adotado por 27 municípios, é essa a nossa proposta, e ele vem atender a todos os municípios com essa realidade”, explicou o prefeito de Capitólio e vice-presidente da Ameg, José Eduardo Terra Vallory.

Ainda segundo o vice-presidente da Ameg, o plano pretende ainda manter a ocupação controlada dos leitos da microrregião do Médio Rio Grande.

“Nós temos hoje aqui na nossa região, uma taxa de ocupação de leitos de UTI baixíssima. Temos em potencial planejados para a nossa microrregião, 72 leitos de UTI adulto. Nós temos hoje nos últimos dados que temos, a ocupação de quatro leitos de UTI. Nós temos indicadores de incidência que estão apesar de crescentes, estão em um ritmo adequado, um ritmo não explosivo”, completou.

O presidente da associação explicou também que o plano está sendo discutido por prefeitos e secretários de saúde. A ideia é que o protocolo seja adotado por todos os 27 municípios, que já esse alinhamento regional é primordial para que as ações surtam os efeitos desejados e que o controle da pandemia do novo coronavírus seja efetivo.

Fonte: 104FM

O post AMEG estuda adotar plano único de combate à Covid-19 e retomada da economia em 27 municípios apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar