Apae de Poços de Caldas adota novas medidas e mantém exercícios online com alunos

Desde quando as medidas de isolamento tiveram início, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Poços de Caldas (MG) passou a adotar novas medidas para se adaptar ao atual momento e continuar com os atendimentos. Foi então que surgiu a idade de criar grupos em uma rede social de troca de mensagens. Desta forma, professores, famílias e alunos conseguem manter a rotina de exercícios necessária para o desenvolvimento dos estudantes.

Os alunos foram divididos em grupos, para que as conversas e os exercícios sejam específicos para cada um. A coordenadora da Apae de Poços de Caldas, Gláucia Boaretto, explicou como é feita a divisão e como são feitos os atendimentos.

“[Em] todos os nossos atendimentos hoje nós temos grupos formados, apoiados por nossos profissionais, por nossos professores, por nossos educadores. Subsidiando de uma forma criteriosa, regulamentar, porque nós temos um cronograma, um planejamento para chegar até todos eles. E chegar de uma forma que não deixe ninguém de lado. Aquele que não consegue acessar [os grupos] tem o nosso contato do telefone, tem a visita domiciliar e outras maneiras”, comentou a coordenadora da Apae.

Dentre os atendimentos, há o pedagógico, já que muitos dos atendidos pela instituição também tinham esse atendimento por lá, então a professora prepara a aula de casa e envia para os alunos.

Os exercícios de respiração também foram incluídos nos atendimentos online. Os atendimentos para bebês também são enviados em um grupo separado para ajudar as mães e familiares. E também há atendimento jurídico, até mesmo para ajudar as famílias que podem receber o auxilio emergencial.

Pra coordenadora da Apae o momento tem que ser de união para que todos possam unidos, passar pelo período de isolamento.

“As famílias não têm medido esforços e a Apae também não. Temos tido sucesso. O melhor de tudo isso é que já temos recebido retorno gratificante. Retorno de que é possível a gente estar junto. Não com a qualidade do atendimento presencial, mas buscando amenizar as dificuldades do isolamento social. Estamos buscando estar juntos, conviver de uma forma diferente, mas sairemos melhores profissionalmente e também socialmente”, disse Gláucia Boaretto.

O irmão de Emilly Gomes de Oliveira é um dos estudantes que recebem o atendimento da Apae por esta nova modalidade. Para ela, além da instituição estar ajudando, os próprios familiares dos alunos têm enviado dicas e outros tipos de exercícios que têm ajudado a todos.

“Quando aconteceu essa paralisação por conta da pandemia, a gente ficou muito preocupado por conta de que não teria mais a ajuda dos profissionais. Mas a gente continuou fazendo os exercícios que eles passaram para a gente e tem o grupo que foi muito bom. Os profissionais mandam todos os dias exercícios para fazer com as crianças. A gente também está mandando coisas que está fazendo no dia a dia, que possa ajudar todos que participam do grupo”, comentou.

Fonte: G1

O post Apae de Poços de Caldas adota novas medidas e mantém exercícios online com alunos apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar