Após problemas com relação ao número de pessoas, lei impõe limites para realização de eventos em São Tomé das Letras

De acordo com uma lei sancionada nesta semana em São Tomé das Letras, haverá limites para a realização de grandes eventos no município que possuí cerca de 7 mil habitantes e é uma referência turística para o Sul de Minas. Como parte do decreto, fica proibida a realização de shows e eventos públicos ou particulares em feriados como a Semana Santa e o carnaval com cobrança de ingressos.

Essa lei foi criada para o município para o controlar o limite de sua capacidade de acolhimento. Por se tratar de uma cidade turística e pequena, em épocas de grandes festivais e outros eventos muitos transtornos começaram a aparecer na cidade, causando problemas para turistas e moradores como a falta de água.

A discussão para a criação da lei começou após um festival na Semana Santa de 2018. De acordo com um grupo de proteção ambiental, o evento levou cerca de 30 mil turistas para a cidade – quatro vezes o número de habitantes de São Tomé das Letras.

Sendo assim, a lei prevê:

  • Nos feriados da Semana Santa e do carnaval:
    Ficará proibida a realização de quaisquer shows e eventos musicais, públicos ou particulares, com cobrança de ingressos (de forma direta ou indireta).
  • Durante o período de réveillon:
    Do último sábado de um ano até o dia 2 de janeiro ou primeiro domingo do outro, será vedada a realização de shows e eventos musicais particulares com cobrança de ingresso.

O poder público, no entanto, ainda promover shows e festividades em locais públicos, sem cobrança de ingressos, para a comemoração do Ano Novo.

  • Nos demais feriados prolongados:
    Somente será permitida a realização de shows e eventos musicais, públicos ou particulares, que não ultrapassem 9 horas corridas, que o número de atrações artísticas de renome nacional ou internacional a se apresentar no evento não seja superior a três e o público não seja superior a 10 mil pessoas.

Com o incremento do turismo, aos poucos São Tomé das Letras vai transformando a cara de uma cidade que até pouco tempo tinha sua economia basicamente baseada na exploração de pedras.

 

O post Após problemas com relação ao número de pessoas, lei impõe limites para realização de eventos em São Tomé das Letras apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar