Atividades de aviário é suspenso pela Supram por causar infestação de moscas

A Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram) pediu nesta quarta-feira, 7, a suspensão das atividades de um aviário em Nepomuceno/MG. O motivo é a infestação de moscas na cidade provocada pelo aviário. As atividades devem ser suspensas de forma gradativa, em um prazo de seis meses.

Segundo a Supram, já foram feitas várias fiscalizações em todos os aviários da cidade e foi constatado que o problema vinha do Aviário Santo Antônio.

Várias recomendações teriam sido feitas para controlar as moscas, mas o Núcleo de Controle Ambiental constatou que foram descumpridas ações do processo de licenciamento. Essas ações foram preventivas, mas como nada foi resolvido, foi preciso tomar essa medida.

“No ano passado foram feitas fiscalizações em todos os empreendimentos avícolas do município, desde os pequenos até os grandes e foi através desse trabalho que a gente conseguiu delimitar que o epicentro do que vem ocorrendo no município é o aviário”, disse o superintendente regional da Supram, Cezar Augusto Fonseca e Cruz.

O aviário terá um prazo para a desativação. “Ele vai ter um cronograma de desativação. A partir do momento em que ele for receber o auto de infração, a partir daí se considera ciente, ele vai ter um prazo de seis meses para gradativamente ir fazendo a suspensão da sua atividade, a paralisação da sua produção e aí nesse período ele vai também implantar medidas como o vazio sanitário e outras ações que ele possa estar vindo a implantar para fazer a resolução desse problema”, disse o superintendente da Supram.

Na internet, a empresa diz que tem cerca de 800 funcionários. Segundo a prefeita da cidade, essa foi uma das preocupações do município ao saber da decisão.

“É óbvio que a gente fica preocupada pelo lado do empreendimento. É a nossa maior empregadora, é a maior geradora de renda do município, mas o que me garantiram na Supram é que já foi realizado esse plano em outras granjas e que deu grande resultado, então a gente está apreensivo, mas com esperança de que realmente o problema seja resolvido”, disse a prefeita de Nepomuceno, Luiza Menezes (SD).

O Aviário Santo Antônio vai poder voltar a funcionar em Nepomuceno, mas só depois do problema ser resolvido. Uma nova forma de manejo terá que ser aprovada pela Supram.

“A gente está falando de um procedimento que é necessário, para que ele volte a ter qualidade ambiental e deixe de impactar o município com essa situação que está sendo verificada, desse surto de moscas. Superada essa emergência momentânea, a gente pode voltar a trabalhar o empreendimento de novo”, completou o superintendente.

A assessoria do Aviário Santo Antônio informou que eles só devem se pronunciar no fim da semana. Caso a empresa descumpra a decisão, ela terá que pagar uma multa.

 

 

O post Atividades de aviário é suspenso pela Supram por causar infestação de moscas apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar