Câmara do Carmo do Rio Claro homenageará pesquisador carmelitano

A Câmara de Carmo do Rio Claro entrega, nesta quinta-feira, 25, o Título de Honra ao Mérito ao carmelitano Antônio de Pádua Risolia Barbosa, o Pinduca. Importante pesquisador brasileiro, ele tem dedicado seu trabalho ao estudo e desenvolvimento de vacinas e medicamentos que atendem à saúde pública do país e do exterior.

A cerimônia está marcada para as 19h30, na sala de sessões da Câmara.

Engenheiro químico altamente graduado, com especialização em microbiologia pela Universidade de Buenos Aires, mestre em Ciências e doutor em Gestão e Inovação tecnológica pelo Programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Desde 1989 trabalha no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sendo este um dos maiores centros de produção de vacinas da América Latina. Em 2019, completa 30 anos de serviços prestados ao instituto, onde já assumiu diferentes cargos.

Desde 2017, é responsável pela implementação da coordenação tecnológica que sistematiza a transferência de tecnologia para produção de vacinas importantes dentro do país. Para, assim, diminuir o custo da produção. Durante os 11 anos que atuou como vice-diretor de Bio-Manguinhos. Onde foi responsável pela produção das dez vacinas que o instituto fornece ao Programa Nacional de Imunizações, quatro biofármacos e 15 reagentes para diagnóstico nos programas específicos do tratamento de HIV e à Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério de Saúde.

Antônio de Pádua Risolia Barbosa nasceu em Carmo do Rio Claro em 25 de julho de 1959.

Filho de Joaquim Granato Barbosa e Angisa Risolia Barbosa, tem como irmãos Jessé Antônio Barbosa, Jeferson Antônio Barbosa, Carlos Barbosa, Irma Barbosa, Helena Barbosa e Marli Barbosa Mendonça.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1978 para continuar os estudos, onde se casou com Teresa Tonini, em 1988, com quem teve o filho Pedro Ivo Tonini Risolia Barbosa.

Em seu currículo, carrega uma especialização no Instituto de Pesquisa de Doenças Infecciosas Biken, da Universidade de Okasama, no Japão. O curso de vacinologia avançada em Annecy, França, organizado pela Fundação Mérieux e Universidade de Genebra e publicações de capítulos de livros e de artigos científicos em periódicos internacionais.

Além disso, também atua como professor no Programa em Tecnologia de Imunobiológicos. Onde orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de compor bancas de concursos públicos e de defesas de dissertações e teses.

 

O post Câmara do Carmo do Rio Claro homenageará pesquisador carmelitano apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar