Concurso público é alvo de denúncias em São João Batista do Glória

Um grupo com 35 pessoas ingressou com pedido de apuração de denúncia contra o concurso público da Prefeitura de São João Batista do Glória, que será realizado neste domingo, 24. A denúncia foi entregue na semana passada à Câmara, que fez o repasse ao Ministério Público da Comarca de Passos, no dia 21, para a promotora Gláucia Vasques Maldonado de Jesus. Dentre as irregularidades apontadas, há a presença de candidato em mais de uma vaga e edital de retificação há três dias do concurso, retirando cargos de reserva. O MP ainda não havia se manifestado até a manhã de ontem, 23.
Em entrevista, a prefeita Aparecida Nilva dos Santos, a Nilvinha, explicou que a Prefeitura recebeu denúncia do Ministério Público em que investiga a empresa realizadora do concurso, e, com relação à reclamação recente de que alguns cargos foram retirados do edital, a chefe do Executivo gloriense salientou que todas as alterações feitas, como a retirada de cadastro de reservas, foi por recomendação do Tribunal de Contas do Estado, e a própria realização do concurso está acontecendo  por orientação do Ministério Público.
O presidente da Câmara de São João Batista do Glória, o vereador Danilo Soares, explicou que assim que as denúncias chegaram à Casa Legislativa, oficiou à Prefeitura para dar explicações. Inclusive, foram convocados servidores na sessão ordinária do dia 18 para explicarem os questionamentos. No dia 21, a Câmara  encaminhou todas as denúncias para o Ministério Público. “A Câmara enviou a denúncia ao MP para que o órgão determine a melhor providência a ser tomada, caso encontre algum traço de irregularidade, pois tem corpo técnico para analisar”, afirmou o parlamentar.
Na denúncia feita por concorrentes ao concurso, que preferiram não se identificar temendo represálias, eles contam que buscaram junto à Prefeitura e também à Câmara esclarecimentos das divergências que foram encontradas. O objetivo, segundo a própria denúncia, é de fazer uma coisa justa, para que, mais tarde, o concurso não venha a ser cancelado.
Conforme disse um dos denunciantes, que não se identificou, vários candidatos estão pagando curso preparatório, dedicam seu tempo a estudar e gastam com a inscrição e, para tanto, quer que o concurso seja feito com transparência.
O grupo afirmou que buscou os vereadores por serem seus representantes. “Sabemos que os vereadores tentaram falar com o jurídico da empresa, que foi até a Câmara tentar esclarecer, mas não conseguiu responder a muitas perguntas”.  
Os denunciantes contam que, mesmo após o envio do requerimento n° 5667611 via email e pelos Correios ao Ministério Público, na última quinta-feira, 21, no período da tarde, a Prefeitura, no seu site Portal da Transparência de São João Batista do Glória, fez mais uma retificação faltando apenas três dias apara ocorrer a prova, não obedecendo ao item do (Congresso Nacional de Concurso Público no Art. 6°, § 3° É vedada qualquer alteração nos termos do edital nos 30 dias que antecedem a primeira prova), mesmo assim, publicando a ‘Rerratificação da relação de candidatos inscritos’, no qual altera o erro da inscrição de um candidato.
Só que essa retificação está apenas no Portal da Transparência de São João Batista do Glória, não está publicada no site da empresa Apta Assessoria e Consultoria, permanecendo a mesma postagem do dia 14 de novembro com o erro da inscrição do candidato, não tendo nenhuma nova retificação”, apontam na denúncia.
Via Folha da Manhã

O post Concurso público é alvo de denúncias em São João Batista do Glória apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar